Foi no passado dia 10 de Outubro, no Teatro Cinema de Fafe, que os guitarristas Luís Miguel Leite e José Teixeira estrearam o seu novo álbum Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra, com o apoio da Antena 2 e do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC). Esta apresentação contou ainda com a presença dos compositores Fernando Lapa, Sérgio Azevedo, Hugo Vasco Reis e Ricardo Barceló (director do Departamento de Música da Universidade do Minho).
Trata-se do produto de um esforço colectivo para não só valorizar a música contemporânea portuguesa escrita para guitarra mas também para procurar novas técnicas instrumentais e inovar as já existentes, recorrendo ao diálogo constante entre compositores e intérpretes. Assim, o álbum vem aumentar o número de interpretações de referência da música contemporânea portuguesa, permitindo ao público conhecer dois intérpretes que, actualmente, dedicam grande parte do seu tempo e conhecimento à sua divulgação e à partilha do processo criativo de novas obras.
O projecto nasce de anteriores concertos por todo o país e de várias estreias de obras editadas no álbum, pelos dois guitarristas, aplaudidos e muito valorizados tanto pelos artistas que com eles trabalham, como pelo público e organizações ligadas à promoção da música contemporânea portuguesa.
Esta crescente valorização do património de criação contemporânea do século XXI, agora ainda mais fomentada pelos músicos Luís Miguel Leite e José Teixeira, visa incentivar a formação de públicos e de intérpretes deste período, fomentar a compreensão, sem preconceitos, da arte contemporânea e incentivar o diálogo multidisciplinar.
Além desta apresentação e da promessa de futuros recitais, este álbum foi registado em CD físico e digital. Foram vários os artistas envolvidos no processo, entre os quais o reconhecido compositor e músico Hugo Vasco Reis, encarregue da captação áudio e mistura; um dos melhores engenheiros de som em Portugal, António Manuel Pinheiro da Silva, encarregue da masterização; Mariana Santiago, encarregue de toda a vertente multimédia e audiovisual; e Inês Durão, encarregue do design do CD. Para além destes artistas, o álbum contou ainda com o apoio da Antena 2 e da Rádio Vizela para a divulgação radiofónica; do já referido MIC e, ainda, do Município de Fafe.
Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra é um projecto original e necessário, e junta repertório português raramente interpretado e editado, potencializando e divulgando o trabalho de compositores como Tiago Cutileiro, António Pinho Vargas, Sérgio Azevedo, Vítor Rua, Fernando Lapa, Paulo Ferreira-Lopes, Victor Castro, José Mesquita Lopes, Hugo Vasco Reis, Carlos Gutkin e Ricardo Barceló.
Luís Miguel Leite e José Teixeira tornam-se, assim, dois embaixadores, com um papel bastante relevante e da maior importância para a descentralização da interpretação deste universo musical, normalmente programado apenas nos grandes centros culturais do Porto e de Lisboa.
Deixe um comentário