Hoje, pelas 12 horas, no salão nobre do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, o Secretário de Estado da Cultura José Barreto Xavier e o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho entregaram a Medalha de Mérito Cultural à soprano Elisabete Matos.

Esta distinção foi anunciada no VI Festival ao Largo, no Concerto em Homenagem à “cantora lírica portuguesa mais reconhecida internacionalmente”, em Julho de 2014. A esta medalha precedem outros notáveis reconhecimentos como a Condecoração pelo Presidente da República com o Grau Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 1999, bem como o Grau de Grande Oficial da mesma ordem honorífica.

O percurso profissional de Elisabete Matos conta com nomes como Plácido Domingo e José Carreras, com quem teve a oportunidade de contracenar, interpretando papéis como Isolda em Tristão e Isolda, Turandot na ópera homónima, e Abigaille em Nabucco.

A cantora é oriunda de Caldas de Taipas, em Guimarães, e iniciou os seus estudos no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Em entrevista ao jornal i, valoriza as actuações em Portugal, em particular nas cidades onde cresceu: “É importante saber de onde viemos e que um dia vamos todos para o mesmo sítio”.

Sobre o autor

Avatar photo

Iniciou a Licenciatura em Música (Violoncelo) no Conservatorium van Amsterdam, concluída em 2011 na Universidade do Minho na classe de Pavel Gomziakov. Fez parte da Orquestra FOE – Capital Europeia da Cultura e Orquestra da Universidade do Minho, trabalhando com maestros como Joana Carneiro, Pedro Neves, Emílio de César e Francesco Belli, e acompanhando solistas de renome como Guy Braunstein, Victoria Mullova, Wim Mertens, Natalie Klein e Nelson Freire. Actuou em diversas óperas, tanto em cena como na orquestra, e participou nas gravações de 'Espelho Mágico' de Manoel de Oliveira. Leccionou uma 'masterclass' na Academia de Música de Vila Verde em 2012. Recebeu o prémio 'Jovem Escritor' da VII edição do Concurso Literário Matilde Rosa Araújo na categoria Conto Infantil. É professora de Violoncelo na Escola Profissional e Artística de Espinho (assistente do professor convidado Romain Garioud).