Foi recentemente editado um volume biográfico de homenagem ao escritor Mário Cláudio, pelas Edições Cão Menor. Este livro apresenta-se como o legado escrito da oitava edição (de 2015) do evento Escritaria, que ocorre anualmente em Penafiel. Nele estão compilados alguns depoimentos das variadas personalidades que participaram no festival, em âmbitos tão distintos como as apresentações de livros do autor, conferências ou a concepção de arte. São também reunidas algumas fotografias de momentos vividos nos vários dias do festival, em torno da referência à vida e obra do escritor portuense.
Entre os textos presentes neste projecto, destaca-se a participação do compositor Cândido Lima, amigo pessoal de Mário Cláudio, com o texto “Lethes — rio da minha memória”. A colaboração entre ambos acontece regularmente e já tinha sido evidenciada no número 10 da Glosas, quando o escritor acedeu à publicação de um texto inédito inspirado pela obra musical do compositor — e, por sua vez, o compositor viria a compor uma nova obra a partir do texto de Mário Cláudio.
Nas anteriores edições de Escritaria, que ocorre desde 2008 em diversos espaços culturais da cidade nortenha, foram homenageados Urbano Tavares Rodrigues, Agustina Bessa-Luís, José Saramago, António Lobo Antunes, Mia Couto, Mário de Carvalho e Lídia Jorge. A edição deste ano consagrou a escritora Alice Vieira.