Para começar bem o ano, Janeiro traz-nos alguns concertos relevantes no que toca à presença de solistas portugueses em grandes salas, assim como pelo menos dois dedicados à música electroacústica. E além dos afamados concertos de ano novo, haverá também concertos com ensaios gerais abertos ao público, para todas idades.
No âmbito do ciclo de Música de Câmara do CCB, o jovem percussionista Agostinho Sequeira, vencedor do Prémio Jovens Músicos em 2016, interpretará Ching, de P. Nørgård e Marimba Spiritual, de M. Miki, a 17 de Janeiro, no Pequeno Auditório.
A não perder também será a interpretação de Joana Gama de Música Callada, de Federico Mompou, a ocorrer a 28 de Janeiro, às 19h00, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. Mais tarde, no mesmo dia, às 21h30, Joana Gama apresenta-se também com o compositor Luís Fernandes no âmbito do projecto que têm em conjunto, at the still point of the turning world, fruto de um convite do Westway LAB Festival. Com a participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, José Alberto Gomes na Orquestração e Direcção, Joana Gama e Luís Fernandes apresentam-nos uma obra original para piano, electrónica e ensemble.
Dentro do domínio da música electroacústica, destacamos ainda o concerto de 17 e 18 de Janeiro no espaço O’culto da Ajuda, com o Sond’Ar-te Electric Ensemble, dirigido por Pedro Carneiro, com obras de Ângela Lopes, António de Sousa Dias, Gonçalo Gato, Ricardo Ribeiro e Ka’mi. O já histórico ensemble, um quinteto para flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano, é composto por instrumentistas portugueses: Sílvia Cancela, Nuno Pinto, Vítor Vieira, Luís André Ferreira e Elsa Silva.
Já no final do mês, não esquecer o atelier de ópera da Metropolitana, que nos apresenta Don Giovanni, de Mozart, no Pequeno Auditório do CCB, a 25 e 27 de Janeiro. Com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Coro Voces Caelestes, o elenco é composto mais uma vez por jovens cantores líricos, sob a orientação de Jorge Vaz de Carvalho, Sérgio Fontão (como maestro do coro) e Pedro Amaral (na direcção musical). No que toca ainda a projectos educativos, é relevante mencionar a abertura de ensaios ao público da Orquestra Metropolitana de Lisboa, na manhã de dia 12 de Janeiro, sábado, no Teatro Thalia. Aqui, a orquestra abre as portas a um contacto mais próximo com um público de todas as idades.
Relativamente as concertos de Ano Novo, destacam-se duas apresentações da Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção musical de Evgeny Bushkov, no Grande Auditório do CCB, dia 1 de Janeiro, e no Auditório Municipal Augusto Cabrita, dia 6 de Janeiro, com repertório de Strauss e Schostakovich. Já na Fundação Calouste Gulbenkian, a Orquestra apresenta-nos Mozart, Strauss, Beethoven, entre outros, com a soprano Chen Reiss e violinist Francisco Lima Santos sob a direcção de Nuno Coelho.
1 de Janeiro
Concerto de Ano Novo, CCB
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Maestro, Evgeny Bushkov
4 e 5 de Janeiro
Concerto de Ano Novo, Fundação Calouste Gulbenkian
Orquestra Gulbenkian
Maestro, Nuno Coelho
Violino, Francisco Lima Santos
6 de Janeiro
Concerto de Ano Novo, Auditório Municipal Augusto Cabrita
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Maestro, Evgeny Bushkov
12 de Janeiro
Orquestra Metropolitana de Lisboa / O Último Ensaio (ensaio aberto)
Maestro, Evgeny Bushkov
Fagote, Lurdes Carneiro
17 de Janeiro
17 e 18 de Janeiro
Sond’Art-te Electric Ensemble, Espaço O’culto
25 e 27 de Janeiro
Atelier de Ópera da Metropolitana, CCB
Orquestra Metropolitana de Lisboa, Coro Voces Caelestes & Participantes no Atelier de Ópera da Metropolitana 2018/2019
Maestro Pedro Amaral
Maestro do Coro, Sérgio Fontão
28 de Janeiro
Joana Gama, Fundação Calouste Gulbenkian
28 de Janeiro
at the still point of the turning world, Fundação Calouste Gulbenkian
Piano e Composição, Joana Gama,
Electrónica e Composição, Luís Fernandes,
Orquestração e Direcção, José Alberto Gomes
Orquestra Metropolitana de Lisboa