Aguarda-se com grande expectativa a estreia, amanhã, dia 23 de Outubro, pelas 17h, do Capdeville Ensemble, um novo agrupamento que envolve músicos, poetas, actores e bailarinos portugueses com interesse na linguagem musical contemporânea, numa clara homenagem a Constança Capdeville (1937-1992). O grupo estará sediado em Oeiras, cidade onde a compositora viveu após o seu estabelecimento permanente em Portugal.

 

 

O concerto, com direcção musical de José Eduardo Gomes, acontecerá no Auditório Vianna da Motta da Escola Superior de Música de Lisboa e será composto por obras de Constança Capdeville e de alguns dos seus alunos: António de Sousa Dias, Carlos Caires e Sérgio Azevedo. O alinhamento incluirá também a música de Ana Seara, compositora que assume a direcção artística deste novo projecto que, nas suas palavras, “pretende construir um caminho ímpar, inovador e diversificado nas propostas artísticas multidisciplinares que apresenta”.

 

Capdeville Ensemble

Filipa Lima e Tiago Canto, flautas
Tiago Menino, clarinete
João Balegas, oboé
Ricardo Ramos, fagote
Paulo Amendoeira, percussão
Paula Carneiro, violino
Francisca Fins, violeta
Fernando Costa, violoncelo
Salomé Pais Matos, harpa
José Eduardo Gomes, direcção musical

Sobre o autor

Imagem do avatar

Licenciado em piano pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Jorge Moyano, concluiu o Conservatório Nacional com a classificação máxima, tendo aí estudado com Hélder Entrudo e Carla Seixas. Premiado em diversos concursos, apresenta-se em concerto em variadas formações. Estreia regularmente obras de compositores contemporâneos. Gravou para a RTP/Antena 2, TV Brasil e MPMP: editou, em 2020, o CD “La fièvre du temps” em duo com Philippe Marques. É membro fundador do MPMP Património Musical Vivo, dirigindo temporadas e coordenando inúmeras gravações. Termina, actualmente, o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura do ISCTE. Foi director executivo da GLOSAS entre 2017 e 2020.