No dia 9 de Junho, a Igreja de São João Evangelista do Colégio, no Funchal, foi pequena demais para receber todos quantos quiseram estar presentes na estreia madeirense do Requiem Inês de Castro, da autoria do compositor madeirense Pedro Macedo Camacho. Estreada em Março de 2012 na Sé Nova de Coimbra, esta obra entretanto teve outras cinco apresentações, sendo esta última incluída nas celebrações dos 70 anos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luíz Peter Clode (CEPAM).
O projecto foi fruto de uma colaboração inter-institucional, juntando a Orquestra Académica do CEPAM, os coros do CEPAM (sob a direcção artística do Prof. Nuno Santos), o Coro de Câmara da Madeira e o Coro Juvenil da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (ambos com direcção artística da Prof.ª Zélia Gomes), e contou ainda com o apoio da ANSA – Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, da Diocese do Funchal, da Câmara Municipal da Ribeira Brava e também da Associação Machico XXI, uma vez que o concerto foi repetido no dia 11 de Junho, na Igreja do Caniçal, e será ainda apresentado no dia 16, na Igreja Matriz da Ribeira Brava.
Ao corpo executante de quase 230 músicos juntaram-se os solistas Maria João Pereira (soprano), Carla Isabel Moniz (soprano) e Stefan Hatházi (tenor), sob a direcção maestro Francisco Loreto.
Tendo estudado piano no CEPAM e composição com Eurico Carrapatoso no Conservatório Nacional, Pedro Macedo Camacho alargou a sua actividade também para as áreas do Jazz e da composição de bandas sonoras (tanto para jogos como para filmes e anúncios), tendo sido nomeado e premiado várias vezes pela sua música nestas vertentes.
Acrescente-se que, depois do Requiem, foi ainda interpretado o Hallelujah de Messias, de Handel, e, como extra e na sequência do acolhimento caloroso do público em pé, o Coro Triunfal da ópera Aida, de Giuseppe Verdi.