Dois concertos em Lisboa e em Coimbra evocam a música de inícios do século XX numa iniciativa conjunta da Academia Internacional de Piano de Coimbra Aquiles delle Vigne e da Associação António Fragoso, em comemoração dos 100 anos do início da I Guerra Mundial.

O ciclo de piano The Fire and the Rose, título retirado de um poema de T. S. Elliot datado de 1942, realiza-se no Museu do Combatente, em Lisboa, e no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. Dezassete pianistas de diferentes nacionalidades, a que se junta ainda um violinista, cruzam-se em palco para interpretar um vasto e exigente programa que reúne obras de compositores que viveram na transição do século XIX para o século XX: Claude Debussy (1862-1918), Enrique Granados (1867-1916), Alexandre Scriabin (1872-1915), Sergei Rachmaninoff (1873-1943), Maurice Ravel (1875-1937), Karol Szymanovski (1882-1937) e António Fragoso (1897-1918). A 13 de Dezembro, em Lisboa, com o título «Legado de uma guerra», escutar-se-á:

 


 

A. Fragoso –Nocturno em Ré bemol maior e S. Rachmaninoff – Estudo Op. 39 n.º 3:
Interpretação de Manuel Araújo [Portugal];
S. Rachmaninoff
– Estudo Op. 39 n.º 7:
Interpretação de Guiseppe Iacobelis [Itália];
A. Fragoso – Nocturno em Si bemol menor:
Interpretação de Bernardo Santos [Portugal];
A. Fragoso – Pensées Extatiques, Les ruines du temple sacré, L’extase d’une Vierge e S. Rachmaninoff – Estudo Op. 39 n.º 1:
Interpretação de Ruben Micieli [Itália];
A. Fragoso – Aria:
Interpretação de Viktoria Krupnytskyy [Ucrânia];
A. Fragoso – Prelúdios n.º 2 e 3:
Interpretação de Sofia Gonçalves [Portugal];
A. Fragoso – Prelúdios n.º 5 e 6:
Interpretação de Pedro Afonso Ribeiro [Portugal];
A. Scriabin – Vers la flamme e S. Rachmaninoff – Estudo Op. 39 n.º 5:
Interpretação de Fan Jiang [China];
A. Fragoso – Prelúdio e S. Rachmaninoff – Estudo Op. 39 n.º 6:
Interpretação de Magdalena Haubs [Alemanha].


Este programa repete-se no dia seguinte, às 17 horas, em Coimbra, com os mesmos intérpretes.

No mesmo dia, em Coimbra, às 21:30, com o título «In memoriam», poder-se-á ouvir:


 

C. Debussy – Étude pour les sixtes, Étude pour les octaves, Étude pour les huit doigts e K. Szymanovski – Don Juan’s Serenade:
Interpretação de Galina Zukhova [Russia];
A. Fragoso – Prelúdio da Petite Suite:
Interpretação de Inês Martins Pereira [Portugal];
E. Granados – Allegro de Concierto:
Interpretação de Andrea Zamora Gumbao [Espanha]; C. Debussy – Berceuse héroique:
Interpretação de Rodrigo Ayala Botto [Portugal];
C. Debussy – Sonata para Violino e piano:
Interpretação de Heloísa Ribeiro, Violino [Portugal] e Lysianne Chen [França/Taiwan];
E. Granados – Danza Española n.º 5 “Andaluza”, Danza Española n.º 2 “Oriental ”e El Pelele (Goyescas):
Interpretação de José María Duque López [Espanha];
M. Ravel – Prélude, Forlane e Rigaudon (de Tombeau de Couperin):
Interpretação de Margarida Prates [Portugal];
C. Debussy – Étude pour les cinq doigts, Étude pour les tierces, Étude pour les quartes e M. Ravel – Toccata:
Interpretação de Ilaria Loatelli [Itália].


Este programa repete-se no dia seguinte, às 16 horas, em Lisboa, com os mesmos intérpretes.


 

Este é o terceiro ano em que o ciclo de piano organizado em conjunto pela Academia Internacional de Piano de Coimbra Aquiles delle Vigne e a Associação António Fragoso se concretiza. Realiza-se, deste vez,  em parceria com a Liga dos Combatentes, o Museu dos Combatentes e o Teatro Académico Gil Vicente.

Sobre o autor

Avatar photo

Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.