Escrever um livro destinado às crianças não é tarefa fácil. Há sempre a tentação de cairmos numa linguagem infantilizada. Não é, porém, o caso de Histórias da Música em Portugal, de Mário João Alves. A escrita límpida, despretensiosa, o sentido de humor e imaginação na escolha dos títulos e contextualização das histórias, o espírito de síntese, a sensibilidade pedagógica e artística, a forma criativa como liga a música a outras artes como a poesia, a pintura, o teatro e a dança, o conhecimento profundo da nossa História e Cultura são qualidades indiscutíveis do autor e reflectem-se , claramente, neste pequeno mas precioso livro.

Pensado para as crianças, destina-se também a todos os que se interessam pela cultura em geral e pela música em particular. Histórias da Música em Portugal é um projecto da iniciativa do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa. Ao ser apresentado à editora Planeta Tangerina e à sua designer Madalena Matoso foi de imediato aceite. Trata-se de treze breves histórias originais que abarcam vários séculos de criação musical erudita em Portugal. As várias épocas da História da Música, desde a Idade Média até ao século XX, estão bem representadas ao longo da obra. Não se pretendeu, contudo, incluir todos os compositores mas apenas alguns dos mais representativos em cada época.

Partindo do princípio humanista de que devemos dar às crianças o que há de melhor, de mais harmonioso e mais belo, princípio que deve nortear uma sã filosofia da educação, houve um extremo cuidado não só na linguagem e ilustração das histórias, mas também na selecção dos excertos musicais compilados no CD que acompanha o livro.

Utilizando um estilo que lhe é peculiar, Madalena Matoso ilustrou, com grande criatividade e sensibilidade artística, toda a obra. As ilustrações adaptam-se perfeitamente a cada uma das histórias e apelam também para a imaginação criadora das crianças. Falam por si.

No fim do livro é apresentada uma cronologia cuidadosamente elaborada que vai do século XII ao século XX, englobando não só os compositores mas também factos coevos da nossa História e Cultura ligados ao universo da Música.

Histórias da Música em Portugal é uma obra inédita, única no género e que veio contribuir, sem dúvida, para o conhecimento do nosso rico património musical junto das crianças. Merece ser continuada. Outros livros vão certamente nascer e desabrochar num futuro próximo.


 Livro-CD à venda na Loja MPMP


Sobre o autor

Avatar photo

Idalete Giga é licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora onde foi docente de 1991 a 2007, no Departamento de Pedagogia e Educação. Estudou também Canto Gregoriano, Direcção Polifónica e Pedagogia Musical Ward com vários mestres. É autora de artigos de temática variada com especial incidência na voz da criança. Dedica-se também à regência coral. Traduziu e adaptou para a língua portuguesa várias obras de pedagogia musical de Justine Ward (1879-1975). Colaborou no 'Dicionário no Feminino', na 'Enciclopédia da Música em Portugal no séc. XX' e é co-autora de 'Mulheres do Alentejo na República'. Em 2005 recebeu a Medalha de Ouro da Dom Mocquereau Fund da Universidade Católica Americana pela sua acção em favor do Canto Gregoriano e do Método Ward em Portugal.