No próximo dia 6 de Abril, pelas 18 horas, no Salão de Eventos da sede da Academia Brasileira de Música, Rio de Janeiro, terá lugar a cerimónia de tomada de posse de Inacio de Nonno, bartítono e professor eleito para a cadeira n.º 7 da Academia Brasileira de Música, sucedendo deste modo à musicóloga Mercedes Reis Pequeno, falecida no ano passado.
Tendo estudado violino com Santino Parpinelli e canto com Leda Coelho de Freitas na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, posteriormente, com Paulo Prochet e Franco Iglesas, Inacio de Nonno é doutorado em música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com a tese “De Petrópolis a Pasárgada – o Cancioneiro de Guerra-Peixe – Contextualização, processo criativo e interpretação”, e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com a dissertação “Nacionalismo, enculturação e estética: uma leitura dos ciclos Drummondiana e Semidouro de César Guerra-Peixe”.
Inacio de Nonno é membro da Comissão da Biblioteca Alberto Nepomuceno, da Escola de Música da UFRJ, bem como membro fundador da Associação Brasileira de Canto, tendo recebido o Prémio Especial para a Canção Brasileira no XII Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro, sendo o responsável por mais de trinta estreias mundiais, inclusive de óperas. Com participação em dezenas de CDs dedicados ao repertório brasileiro, Inacio de Nonno colaborou também, como cantor principal, na gravação em CD da ópera Colombo de Carlos Gomes, que ganhou o prémio da APCA e o prémio Sharp de 1998. A ópera de Ronaldo Miranda O Menino e a Liberdade foi também distinguida como o melhor espectáculo de ópera do ano de 2013.
O barítono foi também director artístico das séries “Serestas e Seresteiros” e “Canto do Mundo”, sendo também vice-decano da Liga de Professores Católicos da Escola de Música da URFJ e membro da Academia Fides et Radio, entidade que apoia científica e culturalmente a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.