Já se encontram abertas as inscrições para o XVII Encontro Nacional da APEM 2023: Música na educação: Inclusão na pluralidade. O mote do evento anual reflete as dimensões ética e política e as práticas pedagógicas da música na educação, quando falamos na sua potencialidade para a promoção da inclusão.

O evento advoga pela garantia de que todos os alunos tenham igualdade de acesso à música e às músicas envolvendo o reconhecimento e a valorização da diversidade humana, a mudança de políticas e práticas habituais, a disponibilização de ferramentas da política educativa para assegurar que a música seja acessível e inclusiva para todos. E clama por estratégias e práticas que são implementadas no sentido de todos os alunos poderem ter acesso à prática musical, ao fazer música. Envolvendo, inclusive, a adaptação e a gestão do currículo para responder às necessidades das aprendizagens dos alunos, a oferta de apoio adicional para alunos com necessidades específicas, a formação de professores para trabalhar com uma grande diversidade de alunos e a criação de ambientes de aprendizagem colaborativos e inclusivos. Assim, o Encontro procura ressaltar o papel da música como ferramenta para promover a inclusão social e cultural em diversos contextos e comunidades no fortalecimento da democracia e do bem-estar.

O evento acontecerá entre os dias 15 e 18 de novembro. Entre os dias 15 e 17 o evento será online e no dia 18 será presencial, na Fundação Calouste Gulbenkian. O programa completo pode ser lido no site.

No dia 18 destacam-se as conferências, uma com Oscar Odena, professor de educação na Universidade de Glásgua, com o título “Conceptualising Music Activities for Social Cohesion“. Haverá ainda quatro workshops, um sobre Dalcroze, conhecido pelos métodos especiais na área da educação musical, influenciando toda uma geração situada primordialmente na primeira metade do século XX; um intitulado “mini-desportistas” e outro “brincadeiras musicais”. Por fim, será apresentado o documentário “Cantar, Tocar, Sonhar: dois tempos, uma sonoridade intemporal. De D. Dinis a Zoltán”, do realizador Carlos Isaac.

A promotora do evento é a APEM, Associação Portuguesa de Educação Musical, uma associação que tem por objetivo o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da educação musical, quer como parte integrante da formação humana e da vida social, quer como componente essencial na formação musical especializada.

O tema da educação inclusiva, bastante debatido na área da pedagogia, é de grande relevância no que tange à educação musical, sobretudo nas suas potencialidades; por esta razão, este é um encontro que merece muita atenção e do qual se aguardam resultados promissores.

Sobre o autor

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Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.