Decorre nos próximos dias 6 e 7 de Março a conferência internacional ‘Intertextuality in music since 1900’ e os dias serão animados para quem se interessa pela investigação em música e tiver oportunidade de se deslocar à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-UNL) para assistir às sessões.

A conferência é organizada em conjunto pelo CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, da FCSH-UNL, e pelo Institut für Musikwissenschaft, da Leopold-Franzens-Universität Innsbruck.

Tem por fim explorar questões ligadas às noções de intertextualidade e música e provocar o debate em torno de expressões musicais dos século XX e XXI, da música clássica à música popular, passando pela música de teatro, de cinema e de televisão. O conceito de intertextualidade, introduzido por Julia Kristeva na década de 60 e desde então desenvolvido por outros teóricos, propõe que cada expressão ou texto recebe influências de outras expressões.

O programa anunciado preenche os dois dias com sessões simultâneas bastante apelativas e diversificadas ao longo das quais o conceito de intertextualidade em música será problematizado a partir de diferentes perspectivas. Como sugestão, Marina Frolova-Walker abordará os Ballets Russes de Diaghilev e Mark Edwards irá centrar-se nas Variações Goldberg e em Glenn Gould. Uma das sessões de sexta-feira à tarde (a partir das 15h), será dedicada à música de compositores polacos do século XX, Szymanovski, Lutosławski, Panufnik e Górecki, enquanto que, mais tarde no mesmo dia, se falará de Mahler. Michael Saffle centrará a sua comunicação na relação entre comédia e música na série infantil Phineas and Ferb e Mark Brooks analisará a música da série Mad Man. Haverá ainda tempo para comunicações sobre semiótica de Peirce (por David Fay), estudos de celebridade (por Paula Gomes Ribeiro), a paródia como caso particular da intertextualidade (por Violetta Kostca) e a canção de protesto (por Noriko Manabe), entre muitas outros temas e possibilidades de abordagens ao conceito. O programa completo pode ser consultado aqui.

A conferência conta com a presença de Nicholas Cook (Faculty of music, University of Cambridge), Lawrence Kramer (Fordham University, New York) e Julian Johnson (Royal Holloway, University of London) como oradores convidados. Paulo Ferreira de Castro e Federico Celestini, da comissão organizadora da conferência, inauguram e encerram a ordem de trabalhos. Participam ainda 42 oradores provenientes de universidades da Europa, dos Estados Unidos da América, do Canadá e do Brasil.

Será, sem dúvida, um dos maiores acontecimentos musicológicos do ano em Portugal.

A entrada para ouvintes é livre, sendo necessário inscrição para quem quiser certificado de presença.

Mais informações sobre o programa e inscrição pode ser obtida através dos contactos intertextualityinmusic@gmail.com e cesem@fcsh.unl.pt.

 

Sobre o autor

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Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.