O jovem trombonista João Martinho, natural de Guimarães, venceu o Frank Smith Tenor Trombone Competition, promovido pela International Trombone Association, tornando-se assim o primeiro vencedor luso nos quarenta anos de história do concurso dirigido a jovens trombonistas.
João Martinho, de vinte e três anos de idade, iniciou os estudos aos sete, na Banda de Caldas das Taipas. Mais tarde, ingressa no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga e licencia-se na Escola de Música e Artes do Espectáculo do Porto. No seu primeiro ano de ensino superior, vence o Concurso Internacional de Música Terras de la Salette, ainda na categoria júnior, e depois na categoria sénior, em 2012. No ano seguinte, consegue o 2.º lugar no nível superior do Prémio Jovens Músicos. Vive actualmente em Berlim, onde cursa no mestrado em música na Universität der Künste, sendo bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Preparava-se para o recital desde Fevereiro, após a sua gravação ter ultrapassado duas fases eliminatórias. Na final, que decorreu no Festival Internacional de Trombone em Valência, Espanha, actuou ao lado de Jan Donner — alemão, seu colega na UdK — e Brittany Lasch, norte-americana. A sua interpretação da Sonata para trombone e piano de Hindemith valeu-lhe a distinção máxima.
Após concluir o mestrado, o “objectivo é fazer provas para orquestras na Alemanha ou noutro país que me dê condições de vida e trabalho”, conta João à Agência Lusa.