Terminam no dia 31 de agosto as inscrições para as XXV Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Estêvão de Brito – Ligações a Serpa”. Promovidas pela Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – Direção-Geral das Artes, decorrerão no Convento dos Remédios e na Sé de Évora, e também em Serpa, entre 5 e 8 de Outubro. A Direção Artística das Jornadas é de Pedro Teixeira.  A edição deste ano é dedicada ao compositor Estêvão de Brito.

As Jornadas são destinadas a diretores de coros, membros de coros, profissionais e estudantes de canto, professores de educação musical e público em geral.

Os concertos abertos ao público realizar-se-ão na Sé de Évora. No dia 5 de outubro às 18h00 escuta-se o Officium Ensemble, com direção de Pedro Teixeira, e o “Musica Reservata”, com direção de Jordi Abelló. No dia 6 de outubro, às 18h00 haverá concerto pelos Graindelavoix, com direção de Börjn Schmelzer. No mesmo dia, às 21h30, atuará o Officium, dirigido por Pedro Teixeira, na Igreja de S. Paulo, em Serpa. Dia 7 de outubro, às 18h00, atuam dois grupos: Capella Sanctae Crucis, com direção de Tiago Simas Freire, e Officium. No último dia, 8 de outubro, os concertos têm início às 17h00; atuarão o Coro Polifónico Eborae Mvsica, dirigido por Emanuel Vieira, e os Coros de Participantes, com direção de Peter Phillips, Vasco Negreiros e Pedro Teixeira.

Para profissionais há ateliês de coralistas, orientados por Peter Phillips, Vasco Negreiros e Pedro Teixeira, com acompanhamento ao piano de Nicholas McNair; o ateliê de Técnica Vocal, que será orientado por Joana Nascimento; o ateliê instrumental dirigido por Tiago Simas Freire, com os instrumentistas do grupo Capella Sanctae Crucis, Tiago Simas Freire (corneta), José Rodrigues Gomes (baixão), Adrien Reboisson (charamela) e Henry Van Engen (sacabuxa).

O programa destas Jornadas inclui uma visita, para os participantes das Jornadas, guiada por Jorge Raposo, ao Museu de Arte Sacra (antigo Colégio dos Moços da Sé de Évora) e a obras dos Arquivos da Sé de Évora. Além de uma conferência por Vasco Negreiros, no dia 6 de outubro, às 12h00, sobre “a música poética no âmbito do repertório polifónico português”.

Estas atividades são financiadas pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e têm co-produção da Câmara Municipal de Évora e o apoio da Câmara Municipal de Serpa, do Cabido da Sé de Évora, da Paróquia de Serpa, da Misericórdia de Serpa, da Fundação Casa de Bragança, da Fundação Eugénio de Almeida, da Universidade de Évora, da Caixa Geral de Depósitos, da Cafés Delta, do Diário do Sul, da Antena 2, da Rádio Diana e dos periódicos A Defesa e Jornal Registo.

Sobre o autor

Avatar photo

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.