José Luís Borges Coelho, maestro e fundador do Coral de Letras da Universidade do Porto, personalidade das mais proeminentes da música coral portuguesa dos últimos cinquenta anos, será distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, numa cerimónia que terá lugar no próximo dia 3 de Julho, na Reitoria da Universidade.

Homenageado pela Câmara do Porto, já em 1995, com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, pelo contributo que a fundação do Coral de Letras dera à Cultura da cidade do Porto, José Luís Borges Coelho é agora distinguido pela Universidade do Porto, segundo o documento divulgado pelo Reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, em reconhecimento pelo seu “incansável trabalho, de excepcional qualidade, na direcção do Coral de Letras, que fundou, divulgando e promovendo a Universidade do Porto a nível nacional e internacional, há mais de 50 anos.”

José Luís Borges Coelho nasceu em Murça (Trás-os-Montes e Alto Douro) em 1940. Estudou no Conservatório de Música do Porto, onde se diplomou com o Curso Superior de Canto, e na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se licenciou em História, em 1968. Naquela Faculdade fundou o Coral de Letras, que ininterruptamente dirige há cinquenta anos e com o qual deixou uma marca profunda na música coral em Portugal, notabilizando-se particularmente na interpretação da música do séc. XX. O conhecimento e a divulgação do repertório coral de Lopes-Graça são, em larga medida, devedores do trabalho de José Luís Borges Coelho à frente do Coral de Letras da Universidade do Porto.

Paralelamente ao Coral de Letras, e sempre a par de uma reconhecida actividade lectiva, Borges Coelho dirigiu o Coro Misto Sacro de S. Tarcísio, o Orfeão Universitário do Porto, o Coro do Círculo Portuense de Ópera (1983-1994) e o Ensemble Clepsidra. Colaborou em diversos filmes de Manoel de Oliveira.

A cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto ao Prof. José Luís Borges Coelho iníciar-se-á às 11h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, e será presidida pelo Reitor da Universidade, Prof. Doutor Sebastião Feyo de Azevedo. A sessão contará com as intervenções do Prof. Doutor Paulo Vaz de Carvalho (Univ. Aveiro), que proferirá a Laudatio académica, e do Prof. Doutor José Paiva, Director da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, padrinho do novo Doutor Honoris Causa. José Luís Borges Coelho será o 94.º Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto em 106 anos de história da instituição.


Saiba mais sobre as actividades do Coral de Letras da Universidade do Porto através desta ligação.

Sobre o autor

Avatar photo

Estudou cravo, órgão e música antiga em Lisboa, exercendo intensa actividade, quer a solo, quer com agrupamentos de música antiga e orquestras. Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde estudou Filologia Clássica e em cujo Centro de Estudos Clássicos é investigador. Prepara actualmente a primeira tradução portuguesa das Cartas de Plínio. Integra a Direcção da revista 'Glosas'.