Foi lançado no Palácio Foz, ao final da tarde de 4 de Dezembro, o primeiro livro da investigadora Leonor Losa, Machinas fallantes: A música gravada em Portugal no início do século XX.
A monografia aborda a implantação e a recepção da indústria discográfica em Portugal. Partindo do ano 1878, em que pela primeira vez um periódico português noticiou o fonógrafo Eddison, até meados do século XX, em que a tecnologia da gravação sonora está já largamente difundida, Leonor Losa apresenta-nos um retrato ambicioso e rico do impacto da música gravada sobre a cultura musical e a sociedade portuguesas. O CD nele incluído e as abundantes ilustrações tornam o livro ainda mais cativante.
O lançamento do livro, editado pela Tinta da China, contou com a presença do Professor Doutor Rui Vieira Nery e da Professora Doutora Salwa Castelo-Branco que, para além da apresentação que fizeram do livro, enfatizaram a importância e a urgência em preservar o património fonográfico. O INET-md, com o projecto “A indústria fonográfica em Portugal no século XX”, tem agido nesse sentido e o CD incluído no livro de Losa, sob a direcção técnica de António Tilly, resulta desse trabalho de conservação e digitalização de fonogramas.
A apresentação terminou, muito apropriadamente, com uma demonstração de gramofone, a cargo de Luís Cangueiro. Num velhinho gramofone de 109 anos, Cangueiro deu a ouvir Vasco Santana versar sobre Lisboa, um diálogo entre Duarte Silva e Isabel Costa e música por Alfredo Marceneiro, Corina Freire, Beatriz Costa, Hermínia da Silva e Amália Rodrigues. Este momento musical ilustrou bem o conteúdo do livro de Losa. Antes assistiu-se a excertos do documentário da autoria de Losa e de Susana Belchior, Diálogos sobre discos: o coleccionismo e história da gravação em Portugal.
Leonor Losa (n. 1981) é investigadora em etnomusicologia no INET-md (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e interessa-se por estudos de Música Popular e, em particular, por questões relacionadas com a indústria fonográfica. Foi bolseira do projecto “A indústria fonográfica em Portugal no século XX “. De momento dedica-se ao estudo da intersubjectividade, criatividade e memória na produção de world music no contexto do sul da Europa.