Às vésperas do Dia e da Noite dos Museus indicamos as instituições que incluíram concertos na sua programação, todos gratuitos. É a oportunidade de prestigiar os museus portugueses e de aproveitar o fim-se-semana para se deleitar com um concerto musical.

Em Lisboa, na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, é possível saber mais sobre a Soirée musical e literária do início do século XX num concerto que, como indica o título do projeto, procura evocar o programa de um possível serão literário e musical numa casa particular dos inícios do século XX. Será dia 18/05, às 21h30, no antigo ateliê do pintor José Malhoa, pelo MPMP. A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. Com Ana Sofia Ventura, Frederico Projecto, Philippe Marques e Nuno Cardoso.

No Panteão Nacional há um ciclo de concertos intítulado Música no Panteão Harmonia Caelestis, uma tarde no Panteão Nacional. Será dia 19/05, às 19h, e contará com o Trio de António Carrilho, composto por António Carrilho, Catherine Strynckx, Cândida Matos.

No Museu Nacional dos Coches, organizado em conjunto com a Academia de Música de Lisboa, haverá um concerto no Antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches dia 18/05, às 21h. Antes, às 19h30, no mesmo local, haverá um concerto pela Academia Musical dos Amigos das Crianças.

Museu Nacional do Traje apresenta dia 18/05, às 21h, o concerto Cidades marítimas do Barroco, pelo Tejo Barroco. No concerto, o público é convidado a participar numa viagem musical pelo sagrado e profano de algumas das cidades portuárias da Europa no período Barroco.

Em Cascais, no Museu da Música Portuguesa / Casa Verdades de Faria, dia 18/05, às 17h, irá ocorrer o concerto Choros, Tangos e Sassetti, com Daniel Bolito e Philippe Marques, com choros de Heitor Villa-Lobos, tangos de Astor Piazzolla e peças de Bernardo Sassetti. Às 21h, haverá o concerto Sonoridades Contrastantes. O programa girará em torno de Mozart e Schoenberg, pelos solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras; ouvir-se-á o Quarteto de Cordas em Ré Maior, K. 575 de Mozart, e o Quarteto de Cordas n.º 1, Opus 7, de Schoenberg.

Em Coimbra, no Museu Nacional de Machado de Castro, dia 18/05, às 22h, é possível assistir ao concerto Bach no Museu. Será um momento musical por Tiago Anjinho, que apresentará, em violoncelo, obras do compositor Johann Sebastian Bach.

Em Bragança, no Museu do Abade de Baçal, às 18/05, às 21h30, escuta-se o coletivo Hedera 4tet, um quarteto composto pelos músicos Carlos Zíngaro, Bernardo Aguiar, David Magalhães Alves e Francisco Lima da Silva, quatro violinistas.

Em Penafiel, no Museu Municipal de Penafiel, dia 19/05, às 17h, ocorre o Concerto Bella Italia — Música italiana para cordas dedilhadas e canto. Trata-se de um concerto dos Solistas da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, com a soprano Marina Pacheco. 

Sobre o autor

Avatar photo

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.