A rubrica Música entre Artes de Novembro traz-nos uma obra manuscrita da autoria do Padre Joaquim José da Rocha Espanca, Jr. (17 de Março de 1839 — 26 de Novembro de 1896) identificado como “a Callipoli oriundo”, isto é, usando o nome em Latim Callipole [=Vila Viçosa] para identificar a sua naturalidade. Nesta vila fez a instrução primária, aprendeu latim, canto, música, piano e órgão. Em 1856 entrou para o Seminário de Évora, aí completou os estudos e fez o curso de Teologia. Dedicou-se às letras e à música sacra, para a qual compôs muitas obras inéditas para piano, piano e canto, para instrumentos de sopro, para instrumentos diversos e canto, por exemplo.
A iconografia musical aqui analisada é referente ao Responsório das Matinas In Festo Immaculatae Conceptionis Beatae Mariae Virginis. Obra a quatro vozes, as três partes vocais encontradas (“Tiple, Contralto e Baixo”) estão datadas de 1873. Observamos a capa da parte do Baixo. Não se sabendo se a mão é da autoria do próprio Padre Espanca ou se de algum copista, é necessário, contudo, destacar a beleza do trabalho manuscrito. O texto está emoldurado por uma corrente de anéis, em cinza, que sustêm duas cartelas em azul, uma em cima e outra em baixo. Na cartela azul no topo, está inscrito: “Responsórios cortados ou pequenos”. Na de baixo indica-se “Pertence à Confraria de Nossa Senhora da Conceição de V.ª Viçosa”. Lateralmente, decoram motivos vegetalistas, i. e., videiras com parras e cachos de uvas. Envoltos nesta profusão frondosa estão instrumentos musicais, dispostos simetricamente.
É possível identificar, de baixo para cima, um contrabaixo (ou violoncelo?) e um fagote, uma trompete em forma de “S” e uma tuba (ou tuba wagneriana?, eufónio?), dois clarinetes e duas flautas. Os instrumentos apresentam poucos pormenores ao nível organológico, e um traço que é mais de um copista do que de um artista plástico. Contudo, não deixa de ter interesse a escolha dos instrumentos musicais, onde se incluem aerofones muito em voga no meio filarmónico militar e civil em Portugal.