É imensa a quantidade de música sacra e religiosa produzida por compositores brasileiros dos séculos XVIII e XIX. Este repertório é de grande exuberância, e os arquivos brasileiros e também do exterior estão repletos de manuscritos, autógrafos e de tradição, demonstrando a enorme criatividade dos compositores brasileiros na produção da música para o culto católico e a transmissão intensa dessa música. Para que este imenso património seja dado a conhecer ao público, é preciso  que a música seja executada, gravada e analisada, editada e publicada.

Por isso, obras comoMúsica sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX: Teoria e práticas editoriais”, da autoria do Professor e Maestro Carlos Alberto Figueiredo, são um valioso contributo nesta área. E se ainda para mais esta obra – agora na sua 2ª edição – estiver em formato e-book e disponível para download gratuito, ainda mais serão os investigadores de todo o mundo a quem ela poderá chegar. A decisão de disponibilizá-lo gratuitamente vem da necessidade de permitir o acesso irrestrito a pesquisadores e estudantes, tanto do Brasil como do exterior. O livro foi publicado inicialmente em formato impresso, em julho de 2014. Esta segunda edição é também uma revisão da primeira, incluindo modificações e inserções.

O livro pode ser descarregado (em formato pdf ou e-book) através do site Música Sacra Brasileira. Recomenda-se ainda aos interessados nesta matéria uma consulta mais demorada ao portal, onde encontrarão 693 publicações, de 1820 até ao presente.

Carlos Alberto Figueiredo é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Música pela Unirio, com a tese Editar José Maurício Nunes Garcia, agraciada com o Prêmio José Maria Neves da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música (ANPPOM). É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira – obras dos séculos XVIII e XIX. Participou de vários projetos editorias brasileiros de relevo, como Acervo e Difusão de Partituras, no qual atuou como coordenador editorial, e Património Arquivístico-Musical Mineiro. Realizou pesquisa pós-doutoral em Lisboa, em 2014, abordando os Responsórios do Sábado Santo, de David Perez. Estudou Regência Coral com Frans Moonen, no Conservatório Real de Haia, Holanda. É regente do Coro de Câmara Pro-Arte, conjunto com o qual vem divulgando a obra de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) em concertos e CDs. Tem atuado como regente convidado do coro da OSESP, além de ter dirigido a Camerata Antiqua de Curitiba e o coro Polifonia Carioca.

Sobre o autor

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Doutorada em Música e Musicologia (ramo de Interpretação) pela Universidade de Évora, é actualmente investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Ingleses e Alemães (FLUL) e em Canto (ESML). Posteriormente obteve o grau de LGSM (Licenciate by the Guildhall School of Music and Drama) através do Trinity College. Como cantora de ópera, foi “Fanny” em 'O Tanoeiro' de Thomas Cooper (Teatro da Trindade), “2.ª Dama” na 'Flauta Mágica' de Mozart e “Sebastiana”, numa versão portuguesa da sua autoria da ópera 'Bastien und Bastienne' de Mozart. Para além de se apresentar regularmente em recitais, é membro do Coro Gulbenkian.