É imensa a quantidade de música sacra e religiosa produzida por compositores brasileiros dos séculos XVIII e XIX. Este repertório é de grande exuberância, e os arquivos brasileiros e também do exterior estão repletos de manuscritos, autógrafos e de tradição, demonstrando a enorme criatividade dos compositores brasileiros na produção da música para o culto católico e a transmissão intensa dessa música. Para que este imenso património seja dado a conhecer ao público, é preciso que a música seja executada, gravada e analisada, editada e publicada.
Por isso, obras como “Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX: Teoria e práticas editoriais”, da autoria do Professor e Maestro Carlos Alberto Figueiredo, são um valioso contributo nesta área. E se ainda para mais esta obra – agora na sua 2ª edição – estiver em formato e-book e disponível para download gratuito, ainda mais serão os investigadores de todo o mundo a quem ela poderá chegar. A decisão de disponibilizá-lo gratuitamente vem da necessidade de permitir o acesso irrestrito a pesquisadores e estudantes, tanto do Brasil como do exterior. O livro foi publicado inicialmente em formato impresso, em julho de 2014. Esta segunda edição é também uma revisão da primeira, incluindo modificações e inserções.
O livro pode ser descarregado (em formato pdf ou e-book) através do site Música Sacra Brasileira. Recomenda-se ainda aos interessados nesta matéria uma consulta mais demorada ao portal, onde encontrarão 693 publicações, de 1820 até ao presente.
Carlos Alberto Figueiredo é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Música pela Unirio, com a tese Editar José Maurício Nunes Garcia, agraciada com o Prêmio José Maria Neves da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música (ANPPOM). É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira – obras dos séculos XVIII e XIX. Participou de vários projetos editorias brasileiros de relevo, como Acervo e Difusão de Partituras, no qual atuou como coordenador editorial, e Património Arquivístico-Musical Mineiro. Realizou pesquisa pós-doutoral em Lisboa, em 2014, abordando os Responsórios do Sábado Santo, de David Perez. Estudou Regência Coral com Frans Moonen, no Conservatório Real de Haia, Holanda. É regente do Coro de Câmara Pro-Arte, conjunto com o qual vem divulgando a obra de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) em concertos e CDs. Tem atuado como regente convidado do coro da OSESP, além de ter dirigido a Camerata Antiqua de Curitiba e o coro Polifonia Carioca.