06/02/2015, 18h30, FNAC Colombo
Se é certo que existem no mundo muitas gravações do grandioso Concerto n.º 1 em ré menor para piano e orquestra de Johannes Brahms, o facto é que esta é a primeira gravação da História que junta uma pianista portuguesa e uma orquestra e maestro portugueses. O feito, de grande responsabilidade, coube à jovem pianista Teresa da Palma Pereira, acompanhada pela Orquestra do Norte sob a direcção do maestro José Ferreira Lobo.
Inicialmente composto para ser uma sinfonia, o concerto para piano acabaria por nascer da insatisfação de Brahms com o resultado obtido, tendo a partitura ainda passado por uma fase de “sonata para dois pianos” até chegar à forma que hoje conhecemos. Apesar destes percalços, o resultado foi uma obra com “incomparáveis golpes de génio” (segundo Glenn Gould) e com aqueles belíssimos contrastes entre momentos de grande lirismo e de dramatismo exacerbado, que encontramos um pouco por toda a produção pianística de Brahms.
O disco foi gravado em Agosto de 2014 no Conservatório do Porto e, esta 6.ª feira, dia 6 de Fevereiro, pelas 18h30, terá uma apresentação na FNAC do Colombro. Será também relançado o disco a solo da mesma pianista, A Valsa Transfigurada, onde o destaque vai para a interpretação do Carnaval op. 9 de Robert Schumann.
Teresa da Palma Pereira
Licenciou-se em Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação de Tânia Achot. Depois de concluído o mestrado em Performance Musical na Escola de Artes da Universidade Católica do Porto, sob a orientação de Filipe Pinto-Ribeiro, com a classificação máxima na Prova de Concerto, realizou um pós-graduação no Koninklijk Conservatorium de Bruxelas sob a orientação de Jan Michiels. Actualmente desenvolve uma investigação de Doutoramento sobre Schumann na Universidade Católica do Porto, sendo orientada por Sofia Lourenço.
Foi laureada com vários prémios nacionais e internacionais, em prestigiados concursos de piano. Tem realizado vários recitais em Portugal, nomeadamente com orquestra portuguesas, e já actuou também na França, Bélgica, Holanda, Hungria, Suécia, Brasil e China.