O Festival Folefest já começou, permitindo que a associação cultural continue com a promoção e valorização do acordeão erudito em Portugal, trabalho que desenvolve já desde 2007.

Esta edição foi lançada com uma série de concertos de Veli Kujala, conhecido pelas suas interpretações de música contemporânea para acordeão e pela sua atividade no campo do jazz e da música improvisada. O acordeonista é também vencedor de vários concursos internacionais para composição, levando Hyperorganism, CD editado pela Alba Records em 2016, às nomeações para melhor álbum clássico finlandês. Em 2020, Kujala foi galardoado como “Compositor Contemporâneo do Ano”, tendo assumido, nesse mesmo ano, o departamento de acordeão clássico da Sibelius Academy, na qual fez o seu doutoramento. A série de concertos promovida pelo Festival decorreu entre 24 e 26 de Fevereiro, nas cidades de Castelo Branco, Elvas e Lisboa. O programa contou com um obra do intérprete, Blue Passacaglia, composta em 2001, e com a estreia mundial da obra Feast de Tuomas Kettunen, composta no ano passado.

Seguir-se-á o Concurso Folefest 2022, a ter lugar no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, no dia 27, o qual será aberto ao público. O concurso encontra-se dividido em cinco categorias, estando uma delas reservada para a Música de Câmara. Segundo Paulo Jorge Ferreira, diretor artístico do Folefest, esta “crescente integração do instrumento no meio artístico (…) é um fator determinante para o reconhecimento do acordeão e dos acordeonistas portugueses”.

A Associação Folest promoverá também uma masterclass coordenada por Veli Kujala. Acontecerá nos dias 28 de Fevereiro e 1 de Março em Belém, sendo possível participar também na modalidade de ouvinte.

Para mais informações e para consulta do regulamento, visite https://folefest.com ou contate diretamente a organização do Festival através do endereço info@folefest.com.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Natural de Guimarães, Ana Sofia Malheiro estudou piano e canto no Conservatório da cidade, no qual teve oportunidade de integrar diversos projectos de foro nacional e internacional. Actualmente, frequenta o terceiro ano da Licenciatura de Ciências Musicais na NOVA-FCSH, percurso pelo qual já foi galardoada com duas Bolsa Santander Futuro, uma Bolsa de Mérito da Câmara de Braga e o prémio NOVA Young Talent Awards, além de uma Bolsa de Iniciação à Investigação, promovida pela FCT e pelo CESEM. Encontra-se a estagiar na Glosas / MPMP.