Desde o final de 2018, está disponível no mercado um novo CD com música para tecla de Carlos Seixas, François Couperin e Jean-Philippe Rameau, da responsabilidade da pianista japonesa Mariko Terashi.

Gravado no Japão e lançado inicialmente em 2016 (Nami Records), o disco chamou posteriormente a atenção do grupo editorial inglês Divine Art Recordings, que agora o distribui sob a etiqueta athene.

Para além da música dos dois mestres franceses, é possível ouvir neste novo trabalho discográfico as sonatas n.º 8, em Dó maior, n.º 16, em Dó menor, n.º 50, em Sol menor, e n.º 59, em Lá maior (segundo a numeração de Macário Santiago Kastner para a colecção Portugaliae Musica) do compositor conimbricense.

Apesar de ser mais regularmente gravada em instrumentos históricos, a música para tecla de Carlos Seixas conta agora com mais uma leitura em piano moderno por uma intérprete que se dedica especialmente à adaptação para piano da música para tecla dos séculos XVII e XVIII.

Mariko Terashi estudou em França com Catherine Collard e Yvonne Lefébure, tendo recebido o prémio da Fundação Cziffra. Vive no Reino Unido desde 1995, onde se apresenta regularmente como solista e integrada em grupos de música de câmara. Apresentou-se também no Japão, Espanha e colabora regularmente com a orquestra polaca Vita Activa.

Sobre o autor

Avatar photo

Natural de Lausanne, é pianista e professor de piano com estudos no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2014 obteve o grau de Mestre na mesma instituição sob orientação do professor Miguel Henriques. Actua regularmente em algumas das mais importantes salas do país e em colaboração com diversas orquestras e agrupamentos. Da sua discografia, dedicada exclusivamente à música de autores portugueses, destaca-se a gravação da integral das sonatas para piano de João Domingos Bomtempo. Lecciona na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Escola Profissional Metropolitana.