Desde há alguns meses tem sido possível ouvir, no último Domingo de cada mês, o novo podcast Glosando pela música da lusofonia, um programa da revista Glosas com transmissão em directo na rádio-café Lusophonica, no Farol de Santa Marta, em Cascais.

A glosas.mpmp.pt relembra agora a quarta emissão, transmitida a 25 de Outubro, pelas 10h, com o maestro convidado Jan Wierzba. Partindo do mote “Identidades”, Jan explorou a dualidade Polónia-Portugal através dos compositores Joly Braga Santos, Cláudio Carneyro, Constança Capdeville, Sopa de Pedra, entre muitos outros. (Ver alinhamento completo abaixo)

A edição encontra-se disponível no canal MixCloud da Lusophonica. Se não teve oportunidade de ouvir, poderá fazê-lo através deste link.


Natural da Polónia e educado no Porto, Jan Wierzba é director artístico e maestro titular da Orquestra Clássica do Centro e da Orquestra de Câmara de Almada, bem como maestro assistente da Orquestra Filarmónica dos Países Baixos, em Amesterdão. Integra a direcção do MPMP enquanto director artístico do Ensemble MPMP, trabalhando activamente pela promoção da música erudita portuguesa de todas as épocas. Enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, terminou o mestrado em Direcção na Royal Northern College of Music (RNCM), onde estudou com Clark Rundell e Mark Heron. Licenciou-se em Direcção de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestram sob a tutoria do maestro Jean-Marc Burfin. É licenciado em Piano pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto, na classe de Constantin Sandu.


 

Alinhamento

 

Joly Braga Santos (1924-1988), Concerto para Cordas em ré maior

Cláudio Carneyro (1895-1963), Portugalesas n.º 3 (Malpica) e n.º5 (Malhão e Senhora do Almurtão) (da obra Portugalesas)

Constança Capdeville (1937-1992), Libera Me
Jorge Matta, direcção
Opus Ensemble
Coro Gulbenkian

Rabih Abou-Khalil (1957-), Amarrado à Saudade; No mar das tuas pernas; Assim já não dá
Ricardo Ribeiro, voz
Luciano Biondini, acordeão
Michel Godard, tuba
Jarrod Cagwin, percussão

Sopa de Pedra, Adeus ó Serra da Lapa

Eurico Carrapatoso (1962-), Chorinhos I e II
Ana Beatriz Manzanilla, direcção
Camerata Atlântica

Filipe Faria (n. 1976); Sérgio Peixoto (n. 1974), Triste vida vivyre (do álbum Diásporas.pt)
Trad. Macau, Bastiana (do álbum Diásporas.pt)
Joaquim António da Silva Calado (1848-1880), Flor Amorosa (do álbum Diásporas.pt)
Sete Lágrimas

L’herbe folle, Não faz mal

 

Sobre o autor

Imagem do avatar

Natural de Viana do Castelo, completou o Curso de Instrumentista de Cordas e Tecla na Escola Profissional Artística do Alto Minho. Prosseguiu os seus estudos em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Universidade Nova de Lisboa. Encontra-se, actualmente, a concluir o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE-IUL, Lisboa.