A Orquestra Jovem Gustav Mahler encontra-se neste momento em residência na Fundação Calouste Gulbenkian, onde prepara a sua tourneé de Páscoa 2015, no ano em que é registada a maior presença lusa.
São oito os músicos portugueses que este ano integram o projecto fundado por Claudio Abbado: Daniel Casal Mota e Virgílio Oliveira (fagotes), este último premiado na edição de 2012 do Prémio Jovens Músicos, Pedro Pereira Fernandes (trompa), Pedro Freire (trompete), João Martinho (trombone), Renato Peneda (percussão), Isolda Lidegran (violino) e Tiago Carneiro Rocha (contrabaixo). Estes oito músicos garantem mesmo a condição de quarta nacionalidade mais representada, ficando apenas atrás da Alemanha, da Espanha e da França, num total de 127 jovens representando 23 países.
A tourneé de Páscoa será dirigida pelo maestro inglês Jonathan Nott, titular da Sinfónica de Bamberg e director da Sinfónica de Tóquio e da Orchestre de la Suisse Romande, numa reedição da combinação de sucesso do verão de 2009. Juntam-se ainda a soprano Chen Reiss e a contralto Christa Mayer para a execução da segunda sinfonia de Mahler, “Ressurreição”, a única do compositor que lega o nome à orquestra que ainda não havia sido tocada nestes 29 anos de orquestra. Para o último andamento, juntar-se-ão coros de reputação internacional sediados nas cidades que acolhem as paragens da GMJO:
4 de Abril – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (Coro Gulbenkian)
6 de Abril – Grand Théâtre de Provence, Aix-en-Provence (Choeur Régionale Provence-Alpes-Côte d’Azur)
7 de Abril – Cankarjev Dom, Ljubliana (Slovenian Chamber Choir, Megaron Chamber Choir)
8 de Abril – Musikverein, Viena (Wiener Singverein)
9 de Abril – Laeiszhalle, Hamburgo (EuropaChorAkademie)
11 de Abril – Auditório Nacional de Música, Madrid (Coro Nacional de España)
12 de Abril – Palau de la Musica, Barcelona (Cor de Cambra del Palau, Orfeó Català)
Para marcar o início da tourneé e agradecer a hospitalidade à Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa será agraciada com dois concertos exclusivos, dirigidos pelo maestro assistente da GMJO, Leo McFall. O primeiro, dia 28 de Março, terá como programa música de Webern (Langsamer Satz, numa transcrição para trombones), Bartók (Divertimento para cordas, Sz. 113) e Dvórak (Serenata em ré menor para sopros, violoncelo e contrabaixo, op. 44, e a Sinfonia n.º 8 em sol maior). O segundo, no seguinte dia 31, fará ouvir a Suíte Romeo e Julieta, de Prokofiev, e O Castelo do Barba Azul, na sua versão de concerto, com Elena Zhidkova encarnando Judith, Gábor Bretz como Barba Azul, e a actriz portuguesa Sofia Sá da Bandeira como narradora.