A Sociedade Portuguesa de Autores e a Antena 2 promovem, pelo quarto ano consecutivo, o seu Prémio de Composição, destinado a jovens compositores — nascidos após 1980 — portugueses ou residentes em Portugal.

Após uma primeira chamada num formato diferente (em que o concurso foi orientado para o efectivo dos Divino Sospiro), a quarta edição aparenta confirmar a intenção de abrir aos jovens aquele que é, ao mesmo tempo, o veículo maior da música erudita mas também por isso o mais hermético. Tal é possível através da manutenção da parceria entre as entedidades que promovem o concurso, o Prémio Jovens Músicos e a Orquestra Gulbenkian.

As candidaturas deverão chegar ao secretariado do concurso, na Sociedade Portuguesa de Autores, até ao dia 27 de Julho de 2015, via correio registado. O laureado — que juntar-se-à aos vencedores anteriores Nuno da Rocha, João Ceitil e Daniel Davis — terá direito a um troféu, a um valor pecuniário de €1500 a ser atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores e a uma bolsa de valor igual para estudos de Composição no estrangeiro a expensas da Fundação Calouste Gulbenkian. A peça será estreada pela Orquestra Gulbenkian, no Grande Auditório da Fundação, durante o V Festival Jovens Músicos, com transmissão RTP / Antena 2.

Os interessados poderão consultar mais infomações no site da Sociedade Portuguesa de Autores.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Luís Salgueiro é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. Para além da sua actividade criativa, dedica também a sua energia à preparação de partituras e musicografia, primeiro como 'freelancer' e actualmente como coordenador das actividades editoriais do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.