Estão abertas as candidaturas para a 3.ª edição do Prémio Compositor Francisco de Lacerda pela Fundação Millennium BCP. As inscrições devem ser feitas até dia 1 de Agosto de 2024. O montante deste prémio é de 7500€, pelo que será uma excelente oportunidade para todos os compositores.

O Júri deste concurso é composto por Magnus Lindberg, Bernard Foccroulle, Helen Grime e Vasco Mendonça. 

O concurso foi criado pela Francisco de Lacerda — A Música e o Mundo Associação Cultural, promotora do festival Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda. O principal objetivo é incrementar a criação nacional e premiar as obras de compositores portugueses e estrangeiros residentes em Portugal. 

Deverá ser uma obra orquestral totalmente inédita, que nunca tenha sido editada, publicada ou gravada, seja no seu todo ou em partes. Não é um fator preferencial, mas incentiva-se a que obra composta esteja relacionada com a vida e obra do compositor Francisco de Lacerda, ou até com a sua terra de origem, os Açores. Deve ser composta para orquestra clássica, tendo no seu total entre 10 a 15 minutos. 

A estreia da obra vencedora desta 3.ª edição, terá lugar na Biblioteca Nacional de Portugal pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. 

O vencedor do prémio será divulgado a partir do dia 27 de Agosto de 2024 no website da Associação, bem como por e-mail a todos os candidatos.


Para ter mais informações sobre este concurso: https://franciscodelacerda.com/Premio-FL-24

Sobre o autor

Avatar photo

Lívia Duque, natural de Leiria, ingressou no Conservatório de Artes — Orfeão de Leiria, estudando saxofone. Prosseguiu os seus estudos musicais em Musicologia Histórica na Universidade de Évora, sendo pós-graduada pela Universidade NOVA. Actualmente exerce vários trabalhos na área de produção, gravação e assistência musical em várias entidades como o Duktus Sound Studio. É assistente de produção do MPMP.