O MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, anuncia hoje o Prémio Musa, em homenagem a uma das vozes mais brilhantes da poesia portuguesa de todos os tempos, Sophia de Mello Breyner Andresen.

Esta iniciativa, desenvolvida em estreita colaboração com o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, procura distinguir a excelência musical na composição contemporânea de tradição erudita ocidental e, nesse contexto, estimular e promover a Língua Portuguesa como veículo expressivo.

Os compositores são desafiados a partir conceptualmente de um ou mais poemas da célebre poetisa e a compor as suas obras para coro a cappella. As obras submetidas ao concurso serão apreciadas pelo júri convidado, constituído pelo compositor João Pedro Oliveira e pelos maestros Pedro Teixeira e Martim Sousa Tavares.

As obras premiadas serão interpretadas num concerto coral inteiramente dedicado a Sophia, a realizar-se em Março de 2019, na Casa Andresen, no Porto.

Para efeitos de participação, as partituras deverão ser enviadas até ao dia 31 de Janeiro de 2019. Ao autor distinguido com o Prémio Musa será oferecida uma retribuição de 3000 €, bem como a associação do premiado à próxima temporada MPMP como Compositor Residente.


Para mais informações e para consulta do regulamento, visite mpmp.pt/musa ou contacte directamente a organização do concurso através do endereço musa@mpmp.pt. O MPMP irá celebrar a feliz efeméride com diferentes projectos, assim como diferentes surpresas que estão a ser preparadas e serão brevemente divulgadas.

Sobre o autor

Avatar photo

Licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social, após um percurso de formação musical na vertente de intérprete, tendo-se iniciado nas Escolas da Orquestra Metropolitana de Lisboa até à conclusão do primeiro ano de ensino superior no Royal College of Music. Actualmente é mestranda em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação no ISCTE. Conjuga desde cedo a formação artística com a formação na área da comunicação empresarial, colaborando regularmente em projectos no âmbito da internacionalização da Música Portuguesa.