Foram 50 nomeados em 14 categorias: saíram as indicações ao Prémio Play de melhor álbum de música clássica portuguesa. Os Play premeiam as músicas e os artistas que mais se destacaram na música portuguesa anualmente. 

No âmbito da música clássica, a votação é levada a cabo por um comité formado por críticos e especialistas neste género musical, convidados formalmente pela Audiogest e pela Fundação GDA. Nesta edição o comité foi composto por Luciana Leiderfarb, Reinaldo Francisco e João Godinho.

Os indicados foram: Celebrando nella Maísa, Helena Sá e Costa e Olga Pratts – Trio de Damas, Folia Nova – Sete Lágrimas, Lamentos – António Pinho Vargas e Windsor Project

Trata-se do único prémio do género em Portugal — e o único a prestigiar a música clássica portuguesa. A iniciativa foi criada em 2019 pela Audiogest e pela Fundação GDA ,com o objetivo de premiar, celebrar e valorizar a música portuguesa, incentivando a criação cultural e promovendo os resultados dessa mesma criação. A Audiogest e a GDA são entidades sem fins lucrativos, responsáveis pela gestão coletiva de direitos de autor e direitos conexos sobre as obras musicais.

A 6.ª Edição dos PLAY — Prémios da Música Portuguesa acontece a 16 de maio de 2024, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, com transmissão em direto na RTP 1, RTP Internacional, RTP Africa, RTP Play e Antena 1, a partir das 21 horas.

Fotografia: @Público

Sobre o autor

Avatar photo

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.