As instituições culturais ucranianas não escapam à “operação militar especial” russa que, dia após dia, brutal e perversamente, boçal e arrogantemente, vem destruindo um país soberano.
À Glosas chega, hoje, o apelo do Conservatório de Música de Lviv (Lviv National Music Academy), entidade com uma longa e riquíssima história, que remonta à criação da Sociedade de Santa Cecília por Franz Xaver Mozart, filho de Wolfgang Amadeus.
Igor Pylatyuk, o seu director, solicita ajuda para a compra de digitalizadores contactelss (como os Fujitsu ScanSnap SV600), de modo a poder preservar o acervo documental da sua biblioteca histórica, que inclui partituras, literatura científica e o arquivo geral do Conservatório. As digitalizações serão depois guardadas on-line, possibilitando a consulta destes tesouros a toda a comunidade melómana internacional.
Em comunicado de imprensa, e em nome da comunidade académica, Pylatyuk agradece a ajuda de todos os que puderem contribuir, terminando a missiva com uma nota de esperança que gostaríamos de subscrever: “Nós acreditamos, nós estamos convencidos de que a Ucrânia vencerá esta guerra terrível, e de que chegará o tempo em que as armas serão silenciadas, as crianças e as pessoas inocentes não morrerão, e a música será tocada. Música de vida e de felicidade”.
Os interessados em apoiar a causa poderão entrar em contacto com o Conservatório de Música de Lviv através do endereço lnma@lnma.edu.ua, ou do número de telefone (+38 032) 259 0752.