Foi publicada uma História da Música da Madeira, obra muito necessária frente à escassez de trabalhos académicos sobre o tema. O livro aborda a história da música na Madeira desde o povoamento da região, no século XV, até à actualidade. Para isso fez-se um estudo das principais instituições, compositores, instrumentistas, que se destacaram ao longo destes cerca de seiscentos anos.

Dividido em 5 partes e 41 capítulos, o livro procura reunir e resumir de forma sistemática fontes bibliográficas e fontes documentais, em especial periódicos.

A edição integra a colecção Cadernos Xarabanda da Associação Musical e Cultural Xarabanda, com quarenta anos de existência, dedicada à divulgação de aspectos de cultura regional. Foi lançada em 26 de Maio de 2021 na Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, pelas 15h, na Travessa das Capuchinhas, Funchal.

O livro teve o apoio da Câmara Municipal do Funchal e está disponível para venda na Associação Musical e Cultural Xarabanda, na Livraria Esperança e em Wook.pt (Porto Editora) ao preço de 15 euros.

Autor da obra, Paulo Esteireiro é Director de Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira. É licenciado, mestre e doutorado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Também publicou 50 Histórias de Músicos na Madeira.

Sobre o autor

Avatar photo

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.