Amanhã, 9 de Julho, às 18h, na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), é lançado o livro A imprensa como fonte para a história da interpretação musical num evento apresentado pelos investigadores Cristina Fernandes, João Soeiro de Carvalho, Manuel Deniz Silva e Teresa Cascudo.

Com coordenação de Cristina Fernandes e de Miguel Ángel Aguilar Rancel, e co-editado pela BNP e pelo Instituto de Etnomusicologia — Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) da Universidade NOVA, o livro aborda o recurso à imprensa escrita, especializada ou generalista, como fonte primária para os estudos musicológicos. Em particular, segundo nota divulgada, reflecte sobre a imprensa como “veículo de informação sobre diferentes domínios da vida musical de múltiplas comunidades em distintos âmbitos cronológicos e geográficos” e como “elemento-chave […] na análise das representações sociais e culturais da música e na mediação entre os elementos que interagem na prática musical”.

 

 

São vários os autores colaboradores (ver índice abaixo), resultando os textos de comunicações apresentadas no congresso internacional A imprensa como fonte para a história da interpretação musical, organizado pelo grupo de trabalho Música y Prensa da Sociedade Espanhola de Musicologia e pelo grupo de investigação Estudos históricos e culturais em música do INET-md. A obra conta ainda com colaborações no âmbito dos projectos de investigação PROFMUS (Ser músico em Portugal: a condição sócio-profissional dos músicos em Lisboa, 1750-1985) (NOVA / FCT) e La música como interpretación en España: história y recepción (Universidad de La Rioja).

Com um enfoque privilegiado nos discursos sobre a interpretação musical, os estudos partem essencialmente da imprensa periódica do século XIX e das primeiras décadas do século XX (críticas, notícias, anúncios, programas de concertos, ensaios, fotografias, caricaturas, partituras) para “tratar temáticas tão diversas como a figura do virtuoso, o músico como celebridade, o corpo do intérprete e as questões de género, programação, repertórios e correntes interpretativas, as relações entre profissionais e diletantes, perfis críticos e a imprensa como difusora de material destinado à prática musical”.

Sobre o autor

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Curso Complementar de Piano no Conservatório Nacional. Licenciatura em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou sob orientação de Sérgio Azevedo e de António Pinho Vargas. Durante um ano, em programa Erasmus, frequentou o Conservatório Nacional Superior de Paris (CNSMDP). Mestre e doutorando em Ciências Musicais pela Universidade NOVA. Membro fundador e Presidente da Direcção do MPMP. Director da revista GLOSAS (números 1-15 e 20-). Distinguido com o 2.º Prémio do Concurso Otto Mayer-Serra (2017) da Universidade da Califórnia, Riverside, e o Prémio Joaquim de Vasconcelos (2019) da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música.