No âmbito do 3.º Ciclo de Órgão de Santarém, terá lugar amanhã, dia 9 de Julho, às 18h00, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, um recital do organista André Ferreira, com um programa exclusivamente dedicado às Flores de Música de Manuel Rodrigues Coelho, que assim reflecte a temática do ciclo deste ano, O Canto Gregoriano e o Órgão em Portugal.
A colectânea Flores de Música pera o Instrumento de Tecla, & Harpa, impressas em Lisboa, por Pedro Craesbeeck, em 1620, e redescoberta por Santiago Kastner em meados do séc. XX, são um dos mais importantes testemunhos do génio criativo dos compositores portugueses no domínio da música para instrumentos de tecla desde o séc. XVI até aos nossos dias, sendo Manuel Rodrigues Coelho (c.1555-1635), também pelo papel predominante que a sua música assumiu, pela qualidade e quantidade da transmissão possibilidade por uma colecção impressa, face aos seus contemporâneos e aos autores para tecla da segunda metade do séc. XVII – que só conhecemos em escassos testemunhos –, uma figura tutelar deste repertório enigmático. O programa deste recital inclui algumas das mais notáveis obras da colecção, em particular jogos de versos: os Cinco Versos sobre os passos do cantochão de Ave, maris stella, o Primeiro Pange Lingua, sobre o cantochão do tiple, o Quarto Pange Lingua, sobre o cantochão do baixo, os Cinco Kyrios do primeiro tom por C sol fá ut e o Segundo tento do Primeiro tom por bemol.
O órgão histórico da Igreja da Piedade de Santarém foi construído por Joaquim António Peres Fontanes em 1795, tendo sido objecto de um trabalho de restauro pelo mestre-organeiro Dinarte Machado em 2009. O 3.º Ciclo de Órgão de Santarém, que tem como objectivo celebrar e divulgar o importante património organístico preservado naquela cidade, prossegue com concertos a 15 e 16 de Julho.
Pode obter mais informações sobre a programação do ciclo através desta ligação.