Começou no dia 14 de Fevereiro o ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena”, com um concerto de música de câmara dedicado à natureza.

O belo Palácio da Pena, em Sintra, ilumina-se para receber quatro concertos consagrados à música e cultura oitocentistas. Na abertura do ciclo, o Quarteto de Cordas de Matosinhos, com o contrabaixista Pedro Vares e o pianista António Rosado, interpretaram o quarteto “Cenas da Montanha” de José Vianna da Motta e o animado quinteto para piano e cordas “A Truta” de Franz Schubert. O gosto pela ópera italiana, que marcou o século XIX em Portugal, e a evocação da natureza como caracterizador das personagens, deram o tom para o segundo concerto, a 20 de Fevereiro. O soprano Bárbara Barradas, o meio-soprano Liliana Sousa, o tenor João Terleira e João Paulo Santos, no piano, juntaram-se para interpretar árias e duetos de óperas de Vicenzo Bellini, Gioacchino Rossini, Gaetano Donizetti e Giacomo Meyerbeer.

Os serões musicais prosseguem a 27 de Fevereiro com um programa de peças para voz e piano e para piano e trompa de Robert Schumann, Clara Schumann, Vianna de Motta, Alexander Glazunov, Georges Bizet, Franz Strauss, Felix Mendelssohn, Fanny Mendelssohn e Heinrich Proch. Interpretam André Baleiro (barítono), Paulo Guerreiro (trompa) e João Paulo Santos. No último concerto, o gosto pela opereta e zarzuelas, grandes sucessos nos teatros de Lisboa das últimas décadas do século XIX, chegam a Sintra pelas vozes de Ana Franco (soprano), Ana Ferro (meio-soprano), Marco Alves dos Santos (tenor), Mário Redondo (barítono) e João Paulo Santos. Serão interpretados excertos de obras de autores como Francisco Barbieri, Jacques Offenbach, Augusto Machado e Francisco de Sá Noronha, num recital certamente animado.

Todos os concertos serão precedidos de uma comunicação por Luísa Cymbron, musicóloga cuja investigação se tem centrado no estudo das obras de compositores portugueses de ópera do século XIX e na recepção dos repertórios francês e italiano em Portugal no mesmo período.

Os concertos decorrem às 21h no Salão Nobre do Palácio da Pena. Para mais informações, consulte www.parquesdesintra.pt.

 

Sobre o autor

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Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.