Ao terceiro disco, a pianista Teresa Palma Pereira teve um Encontro com Schumann e Mozart. O disco foi lançado no passado mês de Dezembro e já se encontra à venda nas lojas Fnac. Para Encontro, as obras escolhidas foram a Sonata n.º 1 em Fá sustenido menor de Robert Schumann e a Sonata KV. 310 em Lá menor de Mozart.

Segundo a pianista, a razão da escolha destas peças prende-se com uma “ ligação quase orgânica” que sente em relação a elas: no caso de Mozart, desde muito jovem e, no caso de Schumann, desde há alguns anos. “Neste momento da vida, a minha principal preocupação enquanto intérprete é encontrar uma sonoridade minha, que expresse com mais verdade a relação que estabeleço com a música que toco.”

Teresa palma pereira cd

Paralelamente ao trabalho discográfico, a pianista desenvolve actualmente os projectos musicais Clássicos para todos e Clássicos à Solta.  No primeiro caso, trata-se de pequenos concertos comentados, a decorrer todos os últimos domingos de cada mês, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, às 16h. Cada concerto tem um tema específico, seja um compositor ou uma época histórica ou período estético, e, no final, há espaço para debate e para uma aula experimental. Para Teresa Pereira, “o objectivo deste projecto é aproximar a Música das pessoas, torná-las parte de um amor imenso a esta arte, pelo acesso à informação, que não tem de ser exclusivo dos músicos.”

O projecto Clássicos à Solta consiste em momentos musicais em locais inesperados, ao ar livre, que tanto podem ser locais completamente isolados e de difícil acesso (como uma praia ou uma floresta), como locais públicos, como uma escola. A proposta da artista “é que os concertos cheguem a mais pessoas, a qualquer hora, surpreendendo-as em plena rotina diária, no trabalho, no local de estudo ou em casa, através da transmissão de música erudita pelas redes sociais.” Este projecto está a ser alvo de uma campanha de angariação de fundos através deste sítio, e para a qual todos podem contribuir, com apoios a partir de 1 euro, para que mais concertos aconteçam.

Sobre o autor

Avatar photo

Doutorada em Música e Musicologia (ramo de Interpretação) pela Universidade de Évora, é actualmente investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Ingleses e Alemães (FLUL) e em Canto (ESML). Posteriormente obteve o grau de LGSM (Licenciate by the Guildhall School of Music and Drama) através do Trinity College. Como cantora de ópera, foi “Fanny” em 'O Tanoeiro' de Thomas Cooper (Teatro da Trindade), “2.ª Dama” na 'Flauta Mágica' de Mozart e “Sebastiana”, numa versão portuguesa da sua autoria da ópera 'Bastien und Bastienne' de Mozart. Para além de se apresentar regularmente em recitais, é membro do Coro Gulbenkian.