Ao terceiro disco, a pianista Teresa Palma Pereira teve um Encontro com Schumann e Mozart. O disco foi lançado no passado mês de Dezembro e já se encontra à venda nas lojas Fnac. Para Encontro, as obras escolhidas foram a Sonata n.º 1 em Fá sustenido menor de Robert Schumann e a Sonata KV. 310 em Lá menor de Mozart.
Segundo a pianista, a razão da escolha destas peças prende-se com uma “ ligação quase orgânica” que sente em relação a elas: no caso de Mozart, desde muito jovem e, no caso de Schumann, desde há alguns anos. “Neste momento da vida, a minha principal preocupação enquanto intérprete é encontrar uma sonoridade minha, que expresse com mais verdade a relação que estabeleço com a música que toco.”
Paralelamente ao trabalho discográfico, a pianista desenvolve actualmente os projectos musicais Clássicos para todos e Clássicos à Solta. No primeiro caso, trata-se de pequenos concertos comentados, a decorrer todos os últimos domingos de cada mês, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, às 16h. Cada concerto tem um tema específico, seja um compositor ou uma época histórica ou período estético, e, no final, há espaço para debate e para uma aula experimental. Para Teresa Pereira, “o objectivo deste projecto é aproximar a Música das pessoas, torná-las parte de um amor imenso a esta arte, pelo acesso à informação, que não tem de ser exclusivo dos músicos.”
O projecto Clássicos à Solta consiste em momentos musicais em locais inesperados, ao ar livre, que tanto podem ser locais completamente isolados e de difícil acesso (como uma praia ou uma floresta), como locais públicos, como uma escola. A proposta da artista “é que os concertos cheguem a mais pessoas, a qualquer hora, surpreendendo-as em plena rotina diária, no trabalho, no local de estudo ou em casa, através da transmissão de música erudita pelas redes sociais.” Este projecto está a ser alvo de uma campanha de angariação de fundos através deste sítio, e para a qual todos podem contribuir, com apoios a partir de 1 euro, para que mais concertos aconteçam.