O Trio Pangea está a preparar o CD Portuguese Trios Anthology com obras de Luiz Costa, Cláudio Carneyro e Sérgio Azevedo.

Fruto de uma amizade de longa data e colaboração profissional, a violoncelista Teresa Valente Pereira, o violinista Adolfo Rascón Carbajal e o pianista Bruno Belthoise fundaram o Trio Pangea. Com um longo currículo de actuações internacionais e interpretações contemporâneas, o trio grava agora um CD com obras exclusivamente portuguesas, numa homenagem aos compositores nacionais muitas vezes subestimados. Para além das obras de Costa e Carneyro, junta-se o trio Hukvaldy de Sérgio Azevedo que é dedicado ao Trio Pangea e que foi escrito a partir de uma obra do compositor Janácek.

Este CD surge de uma colaboração com a editora Naxos. A dedicação ao projecto pelos três músicos possibilitou o desenvolvimento do projecto, juntamente com parcerias com a AvA Musical Editions, onde estão disponíveis as partituras das obras gravadas, com o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, que cedeu a imagem do quadro de António Carneyro para a capa, e com o Conservatório Eduardo Martínez Torner de Oviedo, que cedeu o auditório para as gravações. Para a continuação de viabilidade do projecto, o trio prepara agora uma campanha de financiamento colectivo, destacando a importância da divulgação e percepção do valor desta iniciativa para cultura musical portuguesa, e procurando mecenas privados e apoios particulares, na ausência de apoios estatais.

 

 

Este CD será apenas o primeiro de uma série de quatro álbuns, que contribuirão para uma antologia de música de câmara portuguesa. Cada um deles contará com a interpretação de obras de três diferentes compositores portugueses de três épocas diferentes, sendo que uma das obras será sempre encomendada a um compositor contemporâneo, contribuindo assim para o enriquecimento do repertório português para esta formação.

O projecto tem sido reconhecido e aplaudido por vários países, e espera agora o apoio e a divulgação em Portugal.

Sobre o autor

Avatar photo

Iniciou a Licenciatura em Música (Violoncelo) no Conservatorium van Amsterdam, concluída em 2011 na Universidade do Minho na classe de Pavel Gomziakov. Fez parte da Orquestra FOE – Capital Europeia da Cultura e Orquestra da Universidade do Minho, trabalhando com maestros como Joana Carneiro, Pedro Neves, Emílio de César e Francesco Belli, e acompanhando solistas de renome como Guy Braunstein, Victoria Mullova, Wim Mertens, Natalie Klein e Nelson Freire. Actuou em diversas óperas, tanto em cena como na orquestra, e participou nas gravações de 'Espelho Mágico' de Manoel de Oliveira. Leccionou uma 'masterclass' na Academia de Música de Vila Verde em 2012. Recebeu o prémio 'Jovem Escritor' da VII edição do Concurso Literário Matilde Rosa Araújo na categoria Conto Infantil. É professora de Violoncelo na Escola Profissional e Artística de Espinho (assistente do professor convidado Romain Garioud).

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.