Foi como representante de Portugal e da Rússia que se apresentou a concurso no dia 21 de Julho de 2016 na 2.ª edição do Alion Baltic Festival em Taline, Estónia. E foi como português e russo que o pianista Alexey Shakitko conquistou o 1.º Prémio na categoria de Piano Solo. Desde que conquistou este prémio, Alexey já teve direito a apresentar-se em três concertos integrados no festival, nomeadamente no Kadriorg Palace Tallinn.
O Festival e Academia Alion Baltic, embora relativamente “jovens”, integram na sua estrutura vários países e organizações conceituadas, nomeadamente os Estados Unidos da América e o Concurso Gershwin. Graças a este prémio, Alexey ficou automaticamente apurado para a fase final deste concurso, que terá lugar em Abril de 2017 em Nova Iorque.
O prémio inclui a realização de mais concertos, nomeadamente com a Orquestra Filarmónica de São Petersburgo, com quem Alexey irá tocar o Concerto n.º 1 para Piano e Orquestra de Brahms, sob a direcção do maestro Alexey Stadler. Há ainda mais concertos na Finlândia, Estónia e Rússia, para quais Alexey pretende escolher repertório de música portuguesa, contribuindo assim para a sua promoção além-fronteiras.
Já em 2012 a conceituada pedagoga e pianista Oxama Yablonskaya, após escutar a sua interpretação da Sonata em si menor de Lizst, elogiara a profunda musicalidade e a beleza do som de Alexey Shakitko. Ao longo da sua carreira, estas foram também as qualidades que o público e os entendidos mais valorizaram.
Em 2013, aceitou o convite do Estado de Angola para colaborar na criação do Festival Nacional de Cultura (FENACULT), enquanto membro da Comissão. Foi também convidado para maestro da orquestra KAPSOKA, com vista a prepará-la para digressões internacionais. Entre 2013 e 2016 apresentou-se regulamente em concertos em Angola, promovendo artistas portugueses, angolanos e outros artistas internacionais (sendo de destacar o concerto com o violoncelista japonês Yuki Ito, por convite da embaixada do Japão). Agora, de regresso a Portugal, e com a conquista deste prémio internacional, Alexey Shakitko prepara-se para entrar numa nova fase da sua carreira, “sempre com Portugal no coração”.