Foi lançado em Inglaterra o CD Brazilian Adventures, do grupo Ex Cathedra, com direcção de Jeffrey Skidmore, com edição Hyperion. O álbum é dedicado a música brasileira dos séculos XVIII e XIX, conhecida nos dias de hoje principalmente através do trabalho de investigadores como Curt Lange, que se dedicou principalmente ao estudo de Emerico Lobo de Mesquita (1746-1805); Padre Jaime Diniz, responsável pelo estudo do compositor Luiz Álvarez Pinto (119-1789); Cleofe Person de Mattos, que se dedicou à obra de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830); e Regis Duprat, à obra de André da Silva Gomes (1752-1844).

Destacam-se também, actualmente, as investigações de Pablo Sotuyo Blanco e Harry Crowl. Esta música é comummente conhecida como “barroco mineiro” ou como “música barroca colonial”, apesar de se encontrar mais próxima do período clássico em termos estéticos.

Foram gravadas, para este projecto, obras de José Maurício Nunes Garcia, como a sua Missa pastoril; Missa para oito vozes e instrumentos de André da Silva Gomes; bem como algumas miniaturas da autoria de Emerico Lobo de Mesquita, Luiz Álvarez Pinto e Teodoro Cyro de Sousa (1761-18??), compositor recentemente redescoberto. O CD inclui também dois vilancicos em língua portuguesa, inéditos e anónimos, descobertos recentemente pelo investigador Paulo Castagna.

 

 

Podem destacar-se, neste álbum, os solos de clarinete de Katherine Spencer na Missa pastoril de José Maurício Nunes Garcia, bem como a participação do violinista Rodolfo Richter, responsável também por alguns solos de violeta.

Ex Cathedra é um grupo formado por coro e agrupamento instrumental fundado em 1969 por Jeffrey Skidmore, que se dedica à execução de de música entre o século XII e o século XXI, principalmente a repertório antigo praticamente desconhecido, sendo também responsável por algumas estreias de música coral contemporânea.

Sobre o autor

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Isabel Pina é doutoranda e bolseira de doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, interessando-se principalmente pelo estudo da história da música em Portugal nos séculos XIX e XX, música e ideologia, nacionalismo, análise e semiótica musical, e imprensa e crítica musical. Concluiu o mestrado em Ciências Musicais tendo apresentado a dissertação “Neoclassicismo, nacionalismo e latinidade em Luís de Freitas Branco, entre as décadas de 1910 e 1930”. É actualmente voluntária na Biblioteca Nacional de Portugal, tendo estagiado no Museu da Música. Enquanto colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), é membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, do SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música), e co-fundadora do Núcleo de Estudos em Música da Imprensa.