Em dois concertos na Holanda, a pianista Vera Estevez apresenta-se nos próximos dias 16 e 22 de Abril com um programa no qual se destacam obras de José Vianna da Motta e António Fragoso.

Vera Estevez tem procurado incluir nos seus recitais peças de compositores portugueses como Vianna da Motta, Fragoso e Armando José Fernandes. A pianista considera fundamental a valorização destes autores, interessando-lhe, nomeadamente, as afinidades e pontes que a interpretação das suas obras poderão criar entre culturas musicais. Assim, nos concertos de 16 de Abril, em Vaals, e 22 de Abril, em Wijkstein, Estevez irá tocar “Cantiga de Amor”, “Chula” e “Valsa Caprichosa”, das Cenas portuguesas Op. 9 de Vianna da Motta, e Nocturno em ré bemol maior, de Fragoso, bem como algumas peças de Granados, Debussy e Chopin.

Vera Estevez concluiu em 2014 o mestrado em Interpretação de Piano no Conservatório de Maastricht (Zuyd University), com orientação de Katia Veekmans. Iniciou os estudos de piano aos dez anos com Lídia Lantos, frequentou o Conservatório Nacional em Lisboa na classe de Joaquim Fernandes e realizou as licenciaturas em Ciências Musicais na FCSH-NOVA e em piano na ESMAE, no Porto, com Constantin Sandu. Tem participado em diversas masterclasses e em cursos e festivais nacionais e internacionais, como o 5.º Festival de Música Clássica em Addis Abeba, Etiópia, a VIII Semana Aberta do Conservatório Nacional, em Lisboa, a X Semana Internacional de Piano de Óbidos, sob orientação de Juan Kanno, Vitay Margulis e Manuela Gouveia, e o 47.º Festival Internacional de Música do Estoril com António Rosado. Vera Estevez tem tocado em recitais na Holanda, Portugal, Espanha e Etiópia.

Para mais informação sobre estes concertos ou sobre as actividades de Vera Estevez, consulte o sítio http://www.veraestevez.com/.

 

Sobre o autor

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Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.