O Vocal Ensemble, sob a direcção de Vasco Negreiros, acaba de gravar um duplo-CD com uma nova interpretação do manuscrito Mus. Hs. 18.774 da Biblioteca Nacional da Áustria, que reúne duas grandes colecções de obras de Orlando di Lasso: as Sacre Lectiones ex Propheta Job (de que quase não há gravações), e as mais conhecidas Prophetiae Sibyllarum.
Com apoio da Fundação GDA, do INET-md / Universidade de Aveiro e da Antena 2, este duplo álbum é o segundo título discográfico deste agrupamento sedeado em Portugal.
O manuscrito é considerado um dos maiores tesouros da história da música ocidental. Inicia-se com as nove Lições de Job, que faziam parte do Ofício de Defuntos, num ambiente intensamente dramático, terminando, nas palavras de Vasco Negreiros, “com a mais arrojada experiência que Lasso algum dia ousou no campo do cromatismo, recurso escolhido pelo compositor para espelhar a luz e a maravilha da boa nova do Advento, conforme é narrada nos arcanos poemas de Filippo Barbieri”.
O Vocal Ensemble tem-se dedicado maioritariamente ao repertório polifónico lusitano, gravando inclusive, pela primeira vez, a integral de um livro de coro da idade de ouro: o Livro de Varios Motetes e ovtras covsas, tanto em CD áudio triplo, pela editora Althum, como em edição fac-similada, pela Imprensa Nacional — Casa da Moeda. Aos poucos, o Vocal Ensemble foi-se aventurando em repertório internacional, em concertos por todo o país, mas também em Espanha, no Brasil, em França, na Alemanha e no Reino Unido. O trabalho deste agrupamento segue de perto as mais recentes novidades no âmbito da interpretação historicamente informada, e esta gravação assinala o alcance de uma sólida fase de maturidade do grupo, estando já em gestação novos projectos, sobre este e outros compositores.
O maestro Vasco Negreiros, activo tanto na direcção de música vocal a cappella como na de música orquestral e ópera, tem-se especializado fundamentalmente no âmbito da música antiga, para a qual tem também contribuído com actividade musicológica e editorial, muito embora não se abstenha de dirigir música contemporânea e de desenvolver inclusivamente carreira como compositor.
O disco, lançado pela etiqueta 9musas, será lançado no Panteão Nacional, em Lisboa, no dia 10 de Abril, às 18 horas. O evento insere-se na temporada “Música no Panteão”, dirigida por Paulo Amorim. A entrada é livre. O disco ficará à venda em www.codaxmusic.com .