O Estúdio GLB é uma das editoras discográficas mais relevantes no que concerne à divulgação da música de compositores brasileiros do século XX. Do seu catálogo destacam-se, em número e em importância histórica, as primeiras gravações absolutas de várias obras de José Guerra Vicente, compositor nascido em Almofala, Portugal, em 1907, e falecido no Rio de Janeiro, Brasil, em 1976.

Através de uma parceria inédita com o MPMP, plataforma constituída por centenas de músicos lusófonos em prol da divulgação do património musical de tradição erudita ocidental, que tem desenvolvido também vários projectos discográficos (e edita a revista glosas), o Estúdio GLB tem agora parte do seu catálogo acessível no iTunes, Deezer, Spotify e em outros serviços semelhantes. Os títulos em distribuição digital são catorze:

  1. Série Música Brasileira 1
  2. Série Música Brasileira 2
  3. Série Música Brasileira 3
  4. Villa-Lobos e o violoncelo I
  5. Villa-Lobos e o violoncelo II
  6. Brasil 500
  7. José Guerra Vicente — Série Música Brasileira 10
  8. Guerra- Peixe | Aguiar
  9. José Guerra Vicente — Obras para orquestra de cordas
  10. Nacionalistas
  11. Trio de Brasília
  12. Conversa a dois
  13. Sonatas [de José Guerra Vicente]
  14. Sinfonia Brasília [idem].

Dentre o total de 149 faixas de música, o equivalente a onze horas e dezassete minutos de música, incluem-se gravações de obras do já referido José Guerra Vicente, Heitor Villa-Lobos, César Guerra-Peixe, Marlos Nobre, Ernani Aguiar, Cláudio Santoro, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Osvaldo Lacerda, Alberto Nepomuceno, Henrique Oswald e Luiz de Freitas Branco, participando como intérpretes o célebre pianista Luiz de Moura Castro, o Quarteto de Brasília, a violinista Ludmila Vinecka e o violoncelista Antonio Guerra Vicente (filho de José Guerra Vicente), entre outros. 

Todas estas gravações podem já ser escutadas na Rádio GLOSAS, uma playlist do Spotify:

Sobre o autor

Edward Ayres d'Abreu

Concluiu o Curso Complementar de Piano no Conservatório Nacional. É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou sob orientação de Sérgio Azevedo e de António Pinho Vargas. Durante um ano, em programa Erasmus, frequentou o Conservatório Nacional Superior de Paris (CNSMDP), estudando com Gérard Pesson. É Mestre em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorando em Musicologia Histórica enquanto bolseiro da FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É membro fundador e Presidente da Direcção do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, tendo sido Director da revista 'Glosas' nos seus primeiros quinze números.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.