Nos últimos anos, temos assistido a uma presença cada vez mais regular da Música entre as actividades da Universidade de Lisboa, prática corrente em universidades de prestígio por todo o mundo, mas nunca eficazmente replicada nem enraizada no ambiente académico português. Estando ainda as nossas universidades, e especificamente a Universidade de Lisboa, a que aqui nos referimos, num ponto incipiente no que concerne ao hábito da adopção de práticas artísticas pelos próprios estudantes entre as restantes actividades dos seus curricula académicos, é com o maior entusiasmo que saudamos a continuação dos apoios aos agrupamentos musicais que se têm constituído no seio da Universidade.

Neste contexto, o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa, sob a direcção do maestro Luís Almeida, apresentar-se-á em concerto no próximo dia 25 de Março, Sábado, às 21h30, no espaço privilegiado da Igreja da Graça, em Lisboa, com um programa que contempla Música para Santo António e São Vicente, de autores portugueses dos sécs. XVII e XVIII. É à vocação primordial da Universidade como grande centro de Cultura que alude o texto do Reitor, António da Cruz Serra, com que se apresenta este programa:

A universidade é, acima de tudo, um espaço de criação, científica e artística. A universidade é cultura. Existe na cidade e para a cidade.

PROGRAMA

São Vicente

Crux Fidelis – D. João IV

La misma soy, Villancico – António Marques Lésbio

Responsório I: Sacram Beati – António Teixeira

Responsório II: Si jubes, Pater Sancte – António Teixeira

Responsório III: Tanta grassabatur crudelitas – António Teixeira

Santo António

Miserere a 4 – Francisco António de Almeida

Responsório: Si quaeris miracula – Francisco António de Almeida

Justus ut palma – Francisco António de Almeida

 

CORO DE CÂMARA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Luís Almeida (direcção)

Flávia Almeida e Castro | Cravo

Helena Raposo | Tiorba

Duncan Fox | Violone

 

Entrada livre até à lotação da Igreja.

Mais informações aquiou através dos contactos: (+351) 210 113 475 | nucleocultural@reitoria.ulisboa.pt

Sobre o autor

Avatar photo

Estudou cravo, órgão e música antiga em Lisboa, exercendo intensa actividade, quer a solo, quer com agrupamentos de música antiga e orquestras. Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde estudou Filologia Clássica e em cujo Centro de Estudos Clássicos é investigador. Prepara actualmente a primeira tradução portuguesa das Cartas de Plínio. Integra a Direcção da revista 'Glosas'.