No próximo dia 1 de Outubro, às 18h00, parte das celebrações do Dia Mundial da Música, terá lugar o oitavo concerto do ciclo Um Músico, um Mecenas (2015), ciclo de concertos com instrumentos históricos actualmente preservados na colecção instrumental do Museu Nacional da Música, em Lisboa. Excepcionalmente realizado a uma quinta-feira, em vez do habitual Sábado, como vem sucedendo no caso dos concertos que, no âmbito deste ciclo, coincidem quer com o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), quer com o Dia Mundial da Música, o concerto de 1 de Outubro será seguramente uma oportunidade ímpar para ouvir um dos mais importantes violoncelistas portugueses do nosso tempo, Paulo Gaio Lima, apresentando um programa invulgar de transcrições de obras de Johann Sebastian Bach originalmente destinadas a outros instrumentos que não o violoncelo (o Prelúdio BWV 997, aufs Lautenwerck, e a monumental Partita para flauta BWV 1013), a que se acrescentam a primeira suite para violoncelo solo senza basso, BWV 1007, e obras raramente ouvidas em concerto de Johannes Schenck (1660-1712), Heinrich Ignaz Franz von Biber (1644-1704) e Francesco Paolo Scipriani (1678-1753), celebrado autor dos Principij da imparare à suonare il violoncello.

Paulo Gaio Lima, que neste concerto se apresentará pela primeira vez no ciclo Um Músico, um Mecenas, tocará o violoncelo histórico Stradivarius hoje conhecido como Chevillard-Rei de Portugal (n.º inv. MM 47). Construído em Cremona em 1725 porAntonio Stradivari (1644-1737), este violoncelo apresenta a forma que os estudiosos da produção do construtor conhecem como “B”, utilizada no período áureo da sua actividade, entre os anos de 1707 e 1726. O violoncelo MM 47, actualmente preservado na colecção instrumental da Museu Nacional da Música, e em cuja exposição permanente pode ser diariamente visitado, pertenceu ao grande violoncelista belga Pierre Chevillard (1811-1877), considerado um dos pais da escola de instrumentos de arco do séc. XIX, tendo sido, após a sua morte, adquirido pelo nosso Rei D. Luiz I. Único instrumento de factura de Stradivarius existente em colecções portuguesas, está hoje classificado como Tesouro Nacional e constitui uma das peças mais célebres, importantes e valiosas da colecção do Museu Nacional da Música, ela própria uma das mais ricas colecções instrumentais da Europa.

O ciclo Um Músico, um Mecenas tem como prioridade sensibilizar o público para a necessidade imperiosa que os instrumentos musicais têm de manutenção cuidada e de regularidade quase diária, factor que distingue uma colecção instrumental de quaisquer outros tipos de património museológico por natureza. Para este concerto, Paulo Gaio Lima e o luthier Christian Bayon, que preparou especialmente o violoncelo Stradivarius, constituem-se, assim, em mecenas do Museu Nacional da Música, que conta com diversos outros apoios, entre os quais figuram também o MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, e a RDP – Antena 2.

Todos os concertos têm entrada livre, condicionada à capacidade da sala. Em razão da grande afluência que os concertos têm vindo a registar, aconselha-se, porém, a chegada ao Museu com alguma antecedência. Para reservas ou mais informações, contacte o Museu Nacional da Música através do telefone 21 771 09 90 ou da página facebook.

O próximo concerto do ciclo Um Músico, um Mecenas, a 21 de Novembro, contará com a presença especial da grande cravista Cremilde Rosado Fernandes, que interpretará um programa integralmente dedicado à música de autores ibéricos do séc. XVIII.

Sobre o autor

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Estudou cravo, órgão e música antiga em Lisboa, exercendo intensa actividade, quer a solo, quer com agrupamentos de música antiga e orquestras. Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde estudou Filologia Clássica e em cujo Centro de Estudos Clássicos é investigador. Prepara actualmente a primeira tradução portuguesa das Cartas de Plínio. Integra a Direcção da revista 'Glosas'.