Prossegue o podcast Glosando pela música da lusofonia, um programa da revista Glosas com transmissão em directo na rádio-café Lusophonica, no Farol de Santa Marta, em Cascais, nos últimos domingos de cada mês.

glosas.mpmp.pt relembra agora a décima-primeira emissão, transmitida a 26 de Setembro do ano passado. A musicóloga Isabel Pina apresentou um guião sob o tema “Homenagem”, termo que, na sua origem, evoca o “juramento de fidelidade que prestava ao soberano o vassalo que recebia feudo”, e que ora assume, entre outras, a acepção de “inscrição com que se dedica ou oferece a alguém uma produção literária ou artística”. O alinhamento centrou-se em obras de Luiz de Freitas Branco (Prelúdios, 4.ª Sinfonia), Joly Braga Santos (3.ª Sinfonia), Lopes-Graça (O túmulo de Villa-Lobos, 24 Prelúdios, Requiem e Sinfonia per orchestra).

A edição encontra-se agora disponível no canal MixCloud da Lusophonica. Se não teve oportunidade de ouvir, poderá fazê-lo aqui:

Sobre o autor

Avatar photo

Curso Complementar de Piano no Conservatório Nacional. Licenciatura em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou sob orientação de Sérgio Azevedo e de António Pinho Vargas. Durante um ano, em programa Erasmus, frequentou o Conservatório Nacional Superior de Paris (CNSMDP). Mestre e doutorando em Ciências Musicais pela Universidade NOVA. Membro fundador e Presidente da Direcção do MPMP. Director da revista GLOSAS (números 1-15 e 20-). Distinguido com o 2.º Prémio do Concurso Otto Mayer-Serra (2017) da Universidade da Califórnia, Riverside, e o Prémio Joaquim de Vasconcelos (2019) da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música.