Em 2025, o Dia Internacional da Música assinala-se a quarta-feira, 1 de outubro, com várias iniciativas em todo o país. Eis algumas propostas:

  • “O sagrado materno no eco das catedrais” – Concerto do Ensemble São Tomás de Aquino, no dia 1 de outubro, às 12h30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha (Lisboa). Integrado no ciclo Adventus — Sons que revelam, propõe um diálogo entre tradições musicais ligadas à espiritualidade mariana: desde a polifonia portuguesa dos séculos XVI e XVII até ao canto religioso tradicional madeirense associado às missas do parto. Entrada gratuita | Mais informações: www.egideartes.pt
  • Orquestra Metropolitana de Lisboa – Concerto especial no dia 1 de outubro, às 21h00. Sob a direção do maestro Pedro Neves, apresentam-se duas obras de referência: a Sinfonia n.º 41 em Dó maior, “Júpiter”, de Wolfgang Amadeus Mozart, concluída em 1788 e considerada a derradeira sinfonia do compositor, e Verklärte Nacht (Noite Transfigurada), de Arnold Schoenberg, composta em 1899, marco na transição entre o Romantismo e o Modernismo. Bilhetes: 14 € | Bilheteira Online
  • Estreia mundial: “Música — Um Conto de Ravel” – Recital no dia 1 de outubro, às 21h00, na Igreja da Senhora da Conceição (Marquês, Lisboa). O maestro e organista Pedro Monteiro apresenta transcrições inéditas da obra de Maurice Ravel para o órgão Georges Heintz (três manuais e pedaleira), instalado no local. O programa inclui Daphnis et Chloé, Le jardin féerique e culmina em La Valse. Entrada gratuita, limitada à lotação do espaço
  • Concerto de 1.º Aniversário da Casa de Música de Aveiro – Dia 1 de outubro, às 21h30. A Orquestra das Beiras celebra o primeiro aniversário da Casa de Música – Quarteirão das Artes e Cultura, em Aveiro, num ambiente festivo e intimista. Um quarteto de solistas apresenta um programa que celebra a diversidade das linguagens musicais e a música como força de união. Entrada livre, sujeita à lotação | Mais informações: [email protected]
  • Centro de Artes das Caldas da Rainha – Concerto no Museu Leopoldo de Almeida, às 18h00, com Arsénio Martins (piano e composição) e Paulo Lopes (saxofone tenor, soprano e flauta transversal). Entrada gratuita

Sobre o autor

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Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.