João Pedro Silva interpreta a obra integral de Jorge Salgueiro para saxofone em três discos. O 2.º volume foi apresentado no passado dia 24 de Setembro num concerto no Teatro Ibérico e já está disponível, sendo dedicado à obra para saxofone e electrónica do compositor.

A gravação conta com a participação do quarteto de saxofones ARTEMSAX, criado há catorze anos e em que o próprio João Pedro Silva é membro fundador, juntamente com João Cordeiro, Rui Costa e Hélder Madureira. Integra também os saxofonistas Gabriela Figueiredo, João Bandadas, Liliana Albino e Pedro Barbosa, assim como o acordeonista Pedro Santos.

Pedro Santos foi também um dos músicos convidados para o 1.º volume desta trilogia discográfica, juntamente com Pedro Vieira de Almeida (piano) e o Ensemble de Saxofones da Metropolitana, do qual João Pedro Silva é director artístico.

Sobre o autor

Avatar photo

Terminou o curso complementar de piano na Fundação Musical dos Amigos das Crianças em 2007, completando também o ensino secundário na área de Artes Visuais. Em 2010, completou a licenciatura em Música no Goldsmiths College, University of London, com uma dissertação acerca dos desenvolvimentos contemporâneos do fado. Realizou o mestrado na mesma universidade, concluindo o curso Contemporary and Popular Music Studies em 2012. Foi com o apoio do Professor Sérgio Azevedo que desenvolveu a sua tese sobre Constança Capdeville, com uma análise do ‘Libera me’. Entre 2010 e 2014, deu aulas de piano e formação musical em diversas escolas de Londres, tendo também colaborado num projecto de inclusão social pela arte. Durante este período, realizou actividades de produção, curadoria e divulgação de música contemporânea.