Já cansado do Natal? Nesta época de overdose natalina, há sim como fazer uma pausa! Apresentamos três sugestões para um fim-de-semana com música portuguesa, sem nenhuma lembrança das festas de fim de ano.

Em Lisboa, nos dias 13 e 14 de dezembro, respectivamente às 20h30 e às 18h, a Academia de Amadores de Música apresenta a sua edição anual de “Os Compositores e a Academia: Ciclo de Concertos dedicados às obras dos compositores ligados à AAM”. Desta vez o o ex-professor e compositor Pedro Rocha, lança a sua obra “Vislumbres de Ascenção” com instrumentos de cordas e sons pré-gravados, que conta com a participação dos músicos Manuel Ferrer (violino), Johann Velislav Pereira (viola d’arco), Teresa Araújo (violoncelo) e Luísa Marcelino (contrabaixo). A entrada é livre.

No dia 14 de dezembro, o pianista Philippe Marques é o convidado do ciclo Com ouvidos de ver que acontece uma vez por mês, às 16h no Convento dos Capuchos em Almada. Nesta seção intitulada … o século XIX ouvem-se obras de Schubert, Chopin, Brahms, Bomtempo, Alfredo Keil e Óscar da Silva, com apresentação de Duarte Pereira Martins. A entrada é gratuita.

Também no dia 14 de dezembro, na belíssima Igreja de Santo Isidoro, no Marco de Canaveses, às 17h, ocorre um recital do Iberian Ensemble, enquadrado no ciclo de concertos Iberian Ensemble — Percursos Sonoros pelo Interior do Património 2024-25, na Rota do Românico. O Ensemble dedica-se à prática musical histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII, sob a direção artística de Alexandre Andrade. Com a presença dos músicos Alexandre Andrade (flauta barroca), David Cruz (violoncelo barroco) e Ivan Oliveira (tiorba e guitarra barroca). A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Fotografia de Philippe Marques: Diana Tinoco.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.