Nos dias 15, 16 e 17 de Dezembro, o Sond’Ar-te Electric Ensemble (sob a direcção do maestro Pedro Neves) apresentará Diz-Concerto, um programa em torno da palavra recitada.

Diz-Concerto é uma nova resposta à preocupação dos criadores da esfera da Miso Music para com a criação contemporânea para jovens públicos, na qual a palavra dita e contada tem sido vista como central. Lembrem-se propostas anteriores, como o teatro electroacústico dos Contos Contados com Som, que conta já com dois volumes editados em CD, ou A Menina Gotinha de Água, ópera multimédia de Miguel Azguime, merecedora do Prémio Nacional da Associação para a Promoção do Multimédia e da Sociedade Digital.

O programa é composto por encomendas da Miso Music para o Sond’Ar-te. À peça de Pedro Rebelo, estreada em 2011, Quando Eu Nasci, sobre história de Isabel Minhós Martins, juntam-se outras três em estreia absoluta: Sonho, por Daniel Martinho, sobre poema de Fernando Pessoa; Ao desconcerto do mundo, de Ângela da Ponte, com poema de Luiz de Camões; Fala do velho do Restelo ao astronauta, por Sofia Sousa Rocha, a partir do poema de José Saramago. Dando voz às obras estarão Ágata Mandillo e Miguel Azguime.

O O’culto da Ajuda acolherá os espectáculos de dia 15, às 21h30, aberto à generalidade do público, e 16 (com duas sessões para as escolas). No dia 17, a produção será apresentada no Teatro das Caldas da Rainha, às 15h (para escolas) e às 19h (para todo o público).

 

Sond’Ar-te Electric Ensemble
Sílvia Cancela
flauta
Nuno Pinto clarinete
Elsa Silva piano
Suzanna Lidegran violino
Luís André Ferreira violoncelo
Ágata Mandillo e Miguel Azguime narração
Paula Azguime projecção sonora
Pedro Neves direcção

Sobre o autor

Avatar photo

Luís Salgueiro é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. Para além da sua actividade criativa, dedica também a sua energia à preparação de partituras e musicografia, primeiro como 'freelancer' e actualmente como coordenador das actividades editoriais do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.