De 1 a 12 de agosto decorre, em vários locais da cidade do Porto, a 10.ª edição do Porto Pianofest. Dedicado ao universo do piano, o festival reúne músicos de várias gerações e geografias para apresentarem recitais, partilharem saberes e cultivarem uma comunidade artística vibrante.

Entre os destaques da programação está a atuação da pianista portuguesa Inês Andrade, que protagoniza uma conferência-recital intitulada Fragoso e Amigos, no dia 5 de agosto, às 17h00, no Grande Auditório do Conservatório de Música do Porto. Este recital comentado propõe uma viagem pelo repertório português para piano do início do século XX, com obras de António Fragoso, Luiz de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça, em diálogo com compositores que marcaram a estética da época, como Chopin e Debussy.

O programa “Fragoso e Amigos” propõe um percurso musical que liga o lirismo de Chopin, com as suas quatro Mazurkas Op. 67, à sensibilidade romântica do jovem compositor português António Fragoso, representado aqui por três Mazurcas, a Petite Suite e o Nocturno em Ré bemol maior. Dialogando com esta herança, o recital inclui também dois Prelúdios de Freitas Branco e Reflets dans l’eau de Debussy. O concerto encerra com as Variações Sobre Um Tema Popular Português de Fernando Lopes-Graça, uma obra que cruza a tradição popular com uma escrita moderna e comprometida.

Inês Andrade tem-se apresentado em salas de referência na Europa e nos Estados Unidos, como o Carnegie Hall (EUA), o Centro Cultural de Belém (Portugal) ou o Teatro Comunale Luigi Russolo (Itália). A crítica destaca o seu lirismo e rigor técnico, qualidades que já demonstrou como solista com a Sinfonietta de Lisboa ou a NYU Symphony Orchestra. Com formação inicial no Conservatório Nacional, em Lisboa, concluiu o Doutoramento em Artes Musicais na Boston University, nos EUA.

Sobre o autor

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Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.