Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, realiza-se na Universidade de Évora o XIV Encontro de Investigação em Música (EnIM). Este ano, o encontro associa-se às comemorações do 70.º aniversário da morte de Luiz de Freitas Branco, organizadas pela Universidade de Évora. O EnIM contará com dois conferencistas principais: Carlos Caires (CESEM / Escola Superior de Música de Lisboa) e Rui Vieira Nery (INET-md / Centro de Estudos de Música e Dança).

A programação distribui-se por seis eixos temáticos, que abrangem desde a musicologia histórica às práticas musicais contemporâneas. O primeiro bloco aborda transcrições, edições críticas e perspectivas históricas, reunindo estudos sobre Beethoven, música portuguesa dos séculos XVII e XVIII e questões de teoria musical. Seguem-se sessões dedicadas a identidade, nacionalismo e circulação no espaço luso-atlântico, com comunicações sobre hinos patrióticos, políticas culturais, redes musicais entre Portugal e Brasil e perfis biográficos de figuras do século XX. O terceiro eixo centra-se em paisagens sonoras, etnografia e visualidade, explorando tradições performativas, circulação atlântica, dança, práticas colectivas e iconografia musical. A secção seguinte aborda educação musical, inclusão e bem-estar, com temas que vão da pedagogia transcultural à formação em Portugal e Brasil, incluindo estudos sobre ansiedade na performance. O quinto bloco destaca performance, colaboração e improvisação, com investigações sobre criação colectiva, novas práticas performativas e interacção humano–IA. O programa encerra com sessões dedicadas à composição contemporânea, análise, microtonalidade, gesto e som, incluindo trabalhos sobre cinema, média e representação sonora.

Além das comunicações, o encontro integra painéis temáticos, uma mesa-redonda e um workshop internacional — Cross-Cultural Computational Musicology: A Pipeline for the Study of Oral Musical Traditions — conduzido por Gilberto Bernardes, Hilda Romero-Velo, Jorge Forero e Nádia Carvalho. O programa inclui ainda um passeio patrimonial por Évora e três momentos performativos. O primeiro concerto realiza-se a 27 de novembro, às 21h, no Auditório Christopher Bochmann, com docentes e estudantes do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, num programa inteiramente dedicado a obras de Luiz de Freitas Branco.  A performance “O piano de Luiz de Freitas Branco: para além dos Prelúdios”, por Ana Telles, tem lugar a 29 de novembro, às 16h30. No mesmo dia, às 18h30, decorre o concerto de encerramento, pela Orquestra Amasing, com obras de Christopher Bochmann, Fernando Lapa e Luiz de Freitas Branco, novamente no Auditório Christopher Bochmann.

Sobre o autor

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Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.