Desde há alguns meses tem sido possível ouvir, no último Domingo de cada mês, o novo podcast Glosando pela música da lusofonia, um programa da revista Glosas com transmissão em directo na rádio-café Lusophonica, no Farol de Santa Marta, em Cascais.

A glosas.mpmp.pt relembra agora a quinta emissão, transmitida a 6 de Dezembro, com a convidada Beatriz Dilão, que nos trouxe o tema “A música no feminino”. Este podcast ficou marcado pelas obras das compositoras Constança Capdeville, Clotilde Rosa, Isabel Soveral, Susana Santos Silva, Ângela da Ponte, Maria da Rocha, Sara Ross e Mariana Vieira. (Ver alinhamento completo abaixo.)

A edição encontra-se agora disponível no canal MixCloud da Lusophonica. Se não teve oportunidade de ouvir, poderá fazê-lo aqui:


Beatriz Dilão terminou o curso complementar de Piano na Fundação Musical dos Amigos das Crianças em 2007, completando também o ensino secundário na área de Artes Visuais. Em 2010, licenciou-se em Música no Goldsmiths College, University of London, onde também concluiu o curso Contemporary and Popular Music Studies. Entre 2010 e 2014 deu aulas de Piano e Formação Musical e colaborou num projecto de inclusão social pela arte. Durante este período, realizou actividades de produção, curadoria e divulgação de música contemporânea.


 

Alinhamento

 

Constança Capdeville (1937-1992), Di Lontan Fa Specchio il Mare
Powertrio

Clotilde Rosa (1930-2017), Canto Circular for Marimba and String Quartet
Arditti Quartet

Isabel Soveral (1961-), Anamorfoses nº8
Duo Contracello

Ângela Lopes (1972-), Fong-Song
Gil Magalhães, flauta transversal
Powertrio
Luís André Ferreira, violoncelo
Nuno Aroso, percussão

Susana Santos Silva (1979-), Into the Unknown (do disco One Love)
Susana Santos Silva, trompete
Kaja Draksler, piano

Joana Gama (1983-), Two Poles (do disco Textures & Lines)
Joana Gama, pianista
Luís Fernandes, percussão
Drumming GP

Ângela da Ponte (1984-), Esboço nº 2
Cesário Costa, direcção
Orquestra Gulbenkian

Maria da Rocha (1984), Diving (do disco Beetroot & other stories)
Maria da Rocha, violino

Sara Ross (1989-), Margarida
Mariana Sousa, meio soprano
Carla Simões, atriz
Ensemble MPMP

Mariana Vieira (1997-), Um lugar suspenso
Salomé Pais Matos, harpa

Sobre o autor

Avatar photo

Natural de Viana do Castelo, completou o Curso de Instrumentista de Cordas e Tecla na Escola Profissional Artística do Alto Minho. Prosseguiu os seus estudos em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Universidade Nova de Lisboa. Encontra-se, actualmente, a concluir o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE-IUL, Lisboa.