Organizado pela Associação CULTIVARTE – Quarteto de Clarinetes de Lisboa e a Fundação Inatel, o 3.º Concurso Internacional de Clarinete de Lisboa decorrerá em Lisboa de 30 de Março a 2 de Abril.

Este concurso pretende premiar um clarinetista de qualquer nacionalidade que não tenha ultrapassado os 35 anos de idade até 30 de Março de 2015.

A ficha de inscrição, comprovativo de pagamento de inscrição e DVD com a gravação do 2.º andamento da Sonata para clarinete e piano de Francis Poulenc e das segunda e terceira das Três peças para clarinete solo de Igor Stravinsky deverão ser enviados para lisbonclarinetcompetition@gmail.com, por WeTransfer, até ao final do dia 31 de Janeiro de 2015. Os candidatos apurados para a semifinal serão informados até ao dia 1 de Março. As provas da semifinal decorrerão a 30 e 31 de Março e a final terá lugar no dia 2 de Abril. Todas as eliminatórias do concurso são avaliadas por um júri constituído por Nuno Silva (Portugal), Radovan Cavallin (Croácia), Antonio Tinelli (Itália) e Dean Newcombe (Austrália). O júri é presidido por Michel Arrignon (França).

 

O regulamento pode ser consultado na página www.lisbonclarinetcompetition.org, onde também se pode obter a lista completa das obras a interpretar bem como informações úteis adicionais.

O concurso conta com o Alto Patrocínio de Sua Ex.ª o Presidente da República Portuguesa.

Sobre o autor

Avatar photo

Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.